E-Commerce estimula empresas a investirem em novos canais de relacionamento com o e-consumidor

27/05/2010

A aquisição de produtos por meio de lojas virtuais deixou de ser um privilégio de poucos para tornar-se acessível a uma grande parcela da população brasileira. As vendas pela web parecem ter acompanhado a onda de otimismo da economia do país, fazendo aumentar a oferta de produtos e a demanda de consumidores por artigos comercializados pela Internet. Para 2010, a e-bit projeta um faturamento de R$ 10,6 bilhões em vendas pela web.  

A cada dia, novas redes varejistas ingressam no segmento do comércio eletrônico com a proposta de oferecer uma alternativa à compra em lojas físicas. Essa nova realidade, impulsionada especialmente pela ascensão das classes C e D à Internet e ao aumento do poder de compra do brasileiro acelerou esse processo.

Se a cada dia a tecnologia está presente nas transações comerciais, como uma empresa pode se relacionar com seus clientes através de “cliques”? Faz-se necessário trabalhar esse relacionamento por outros canais que permitam uma comunicação eficaz com o consumidor. As mídias sociais são um exemplo disso.

E quando se fala no segmento que mudou o padrão de consumo, onde é possível comprar produtos com apenas um clique, o relacionamento estabelecido com esse consumidor ganha ainda mais peso. O e-Commerce deve trazer a ideia de que o produto pode não estar na mesma cidade ou no mesmo país, mas o cliente precisa se sentir próximo do processo.

Diante desse quadro, é preciso deixar transparente cada etapa da compra, transmitir segurança e confiança de que o pedido foi realizado, o pagamento efetuado e a entrega programada. Estreitar esta relação é a chave para que o cliente possa sentir-se seguro em realizar este tipo de transação e aos poucos adquira a cultura da compra na Internet que vem se consolidando no país.

Diversas formas de contato devem ser estabelecidas e o SMS Corporativo está entre as plataformas que melhor complementam esse processo, de maneira automatizada e instantânea. Essa ferramenta pode ser utilizada pelas empresas que investem no e-commerce como forma de informar seus clientes sobre status do pedido, confirmação de pagamento, aviso de entrega do produto, além de dar mais credibilidade ao serviço, já que o cliente é comunicado de forma rápida e instantânea sobre todas as etapas do processo de compra até a entrega do produto.

Relacionar-se de maneira rápida e eficiente pode ser um diferencial importante para aqueles empreendimentos que buscam destacar-se não apenas pela qualidade do produto, mas pela satisfação do cliente a partir do vínculo estabelecido.

Alfeo Pozza Junior

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