E-mail marketing no ponto certo
Campanhas eletrônicas de marketing realizadas nos mercados de telecomunicações e tecnologia, que observaram um retorno médio de 1,3% poderiam elevar os resultados para até 25%, enquanto campanhas de promoção de vendas, que conseguiram uma média de respostas de 1,7%, poderiam chegar a 10,3%. É o que revela um estudo realizado pela Harte-Hanks, fornecedora de serviços integrados de marketing direto interativo. Após analisar 700 campanhas de e-mail marketing e mais de 4,2 milhões de endereços eletrônicos, entre agosto de 2001 e agosto de 2002, a empresa revela algumas dicas para que as campanhas via Web sejam criativas e bem sucedidas. A pesquisa também indica as seguintes práticas para quem deseja melhorar a performance das campanhas de e-mail marketing: Cross Media – o uso integrado o e-mail a diferentes mídias — campanhas de telemarketing e mala direta — pode garantir um aumento nas respostas de pelo menos 5%, podendo chegar até 15%. Segmentação – medidas como a personalização do nome da pessoa destinada e o conteúdo da mensagem criado especialmente para o tipo de setor de negócios também conseguem atingir bons resultados. Objetividade – palavras como “desconto”, “oferta”, “apenas para este fim de semana” escritas no assunto da mensagem são mais atrativas e tornam as respostas mais automáticas. Clareza – os especialistas lembram que o tempo gasto para se abrir, ler e fechar um e-mail é bem mais curto do que o gasto em uma correspondência em papel. Desta forma é imperativo criar uma mensagem atraente que garanta uma resposta rápida e certa. Mensagem pessoal – as pessoas estão mais dispostas a abrir um correio eletrônico enviado por uma outra pessoa do que por uma companhia ou endereço genérico de algum servidor. Sempre designe alguém para ser o remetente das mensagens. Opt-out eficiente – ter o nome do prospect na mensagem, mas não ter um mecanismo de exclusão fere o guia de ética do marketing direto. Simplifique a forma de exclusão. Mecanismo de resposta atrativo – o estudo indica que, maioria dos casos, uma campanha de e-mail marketing com apenas um link a uma home page aument o acesso a páginas de Internet, mas o tráfego pode ser perdido. É mais indicado criar páginas especiais para as ofertas enviadas por e-mail.
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