EBay começará a recolher impostos na Europa
06/06/2003
O site de leilões online eBay anunciou hoje que vai começar a cobrar taxa de valor adicionado de sua legião de vendedores, para cumprir uma nova lei da União Européia. A medida coloca em risco o crescimento das vendas em uma das mais importante subsidiárias do grupo. A lei elimina uma isenção fiscal que fazia das operações européias do grupo uma de suas áreas de mais rápido crescimento.
A nova legislação da União Européia requer que todas as empresas de Internet que operam na Europa Ocidental cobrem taxas sobre todos os produtos e serviços vendidos em seus sites, uma iniciativa que tem por objetivo nivelar a concorrência entre empresas internacionais e suas rivais européias, que estão sujeitas a impostos.
A partir de 1º de julho, o eBay, lucrativo site de leilões na Internet, reestruturará os honorários que cobra dos vendedores que têm produtos e serviços à venda nos nove sites europeus do grupo.
A partir dessa data, os honorários pagos pelos vendedores, que podem somar até cinco por cento do preço final de venda, incluirão o imposto sobre valor agregado.
“Agora, somos obrigados a cobrar o imposto na União Européia”, disse Michael van Swaaji, vice-presidente do eBay Europe, à Reuters. “A União passará a receber sua parte.”
A alíquota dos impostos por valor adicionado varia na Europa, e chega a picos de 17,5% no Reino Unido e a 25% na Suécia. É provável que o imposto reduza consideravelmente a base de faturamento da empresa na Europa. (segue)
Site relacionado: www.ebay.com
Reuters
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!