Empresas festejam os dez anos da internet brasileira
25/04/2005
A internet brasileira completa dez anos e marca a consolidação de algumas empresas pontocom que sobreviveram, inclusive, ao estouro da bolha de tecnologia. Hoje, Mercado Eletrônico, Submarino e WebMotors vivem um momento de normalidade na internet, em que riscos e chances de sucesso são quase iguais às do mundo físico.
Para Eduardo Nader, presidente do Mercado Eletrônico, hoje a companhia que não negocia pela internet deixa de ser competitiva. Apesar das dificuldades enfrentadas no período de 2000 e 2001, a empresa conseguiu manter-se no mercado e, de acordo com Nader, ficar no azul desde o começo do ano passado.
O Submarino possui uma sólida base de aproximadamente um milhão de clientes em contínuo crescimento. Desde o lançamento do site, a participação da empresa no comércio eletrônico no Brasil aumentou de 14,4% em 2002 para 20,6% em 2004. Com 10 anos de existência, a WebMotors pertence ao Grupo ABN AMRO e está consolidada junto ao público brasileiro: segundo dados do Ibope/NetRatings de janeiro de 2005, é um dos sites mais visitados no país, com mais de 48% de participação no setor automotivo de informação. Para José Eduardo Ferreira, vice-presidente da WebMotors, o Submarino é exceção no panorama atual da internet brasileira. “Hoje não consigo ver espaço para empresas puramente pontocom, sem uma base de sucesso no mundo real”, afirma Ferreira.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!