Entendendo o comportamento dos usuários das redes sociais
18/05/2011
Um estudo feito pela E.life com 945 entrevistados sobre os hábitos e comportamentos dos internautas brasileiros nas redes sociais, revelou, entre outros dados, que 42,5% dos entrevistados dedicam 41 horas ou mais à internet por semana, o que significa quase 6 horas por dia. As redes com maior presença de heavy users são o Twitter, com 47,2% de seus usuários online mais de 41 horas por semana e o Facebook, com 48,5%.
Quando questionados sobre que atividades praticam na Internet, 85,6% dizem utilizar seu tempo online em conversas virtuais em tempo real. Paralelamente, 85,1% também utilizam seu tempo online para administrar perfis nas redes sociais. Dos entrevistados, 64,2% dizem acessar as redes sociais e usar os bate-papos online simultaneamente.
Ainda segundo o levantamento, o principal interesse dos usuários no Twitter é a informação, com destaque para a busca de atualidades e leitura de notícias. Já no Facebook, no Orkut e no MSN, o que motiva o acesso é o relacionamento, o cultivo de laços sociais com amigos e parentes.
Hábitos de Consumo
A E.life perguntou também aos entrevistados: “na hora das compras, como você utiliza a internet?”. Como resposta, 88,3% afirmaram que pesquisam online preços de produtos e serviços. Já 74,3% efetivam compras pela web. Observou-se, ainda, que 46% dos internautas, em 2009, recomendavam a outras pessoas produtos e serviços adquiridos, enquanto em 2010 esse número caiu para 36,0%.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!