Entrevista respondida por Ricardo Prates Morais sobre cookies e Publicidade Online
Reproduzimos abaixo a entrevista respondida pelo consultor da emarket, Ricardo Prates Morais, ao site ImovelWeb, a respeito da utilização dos cookies como meio de analisar e compreender os costumes dos internautas e sobre a Publicidade Online. A entrevista foi preparada e encaminhada pela jornalista Renata Gracia.
1- Além dos sites de comércio eletrônico, que utilizam os cookies para selecionar banners de ofertas, que outros tipos de site utilizam essa ferramenta?
Vários serviços na Internet (correio eletrônico, chat, fórum, comércio eletrônico, etc) oferecidos por diferentes sites, portais e buscadores para serem visitados, utilizam cookies. Exemplo:.Sites de música, sites de RH, sites de cursos, sites de conteúdo/notícias.
2- Para que os cookies são utilizados com mais frequência pelos sites?
Muitos sites utilizam cookies para obter informações, como por exemplo, as preferências de um usuário. Estas informações, muitas vezes, são compartilhadas entre diversas entidades na Internet. De um modo geral, as informações gravadas em um cookie são informações fornecidas voluntariamente ao servidor, de uma forma ou de outra.
3- Até que ponto os cookies são seguros?
Se forem usados apenas para estudar o tráfego e as tendências da internet é importante e não traz prejuízos. O grau de invasão que se tem com a utilização de um Cookie não é muito abrangente, pois com Cookies não é possível obter informações pessoais do usuário tais como nome, endereço, telefone ou números de cartões de crédito
5- Voce considera que a utilização dos cookies para direcionar o marketing é eficaz?
6- Qual é a melhor maneira de utilizar os cookies no marketing pela web?
- Gravar e lembrar quem é cada internauta e ter acesso às informações armazenadas, para poder entregar serviços ou produtos personalizados.
- Estimar o tamanho da audiência. Podem ser usados para medir a freqüência de utilização repetitiva das áreas de um site ou portal e, assim, ajudam a alavancar a venda de publicidade baseada nos interesses e comportamentos do usuário.
- Rastrear o progresso e número de cadastros em algumas promoções, concursos, enquetes (pesquisas) e serviços.
- Analisar quais as áreas da rede os internautas visitam. Essa análise é feita para entender a semelhança ou diferença dos hábitos dos usuários. Essa informação pode ser usada para melhorar o conteúdo, banners, promoções.
Entendo que o banner é um modelo de publicidade utilizado com maior benefício quando o objetivo é divulgar e fixar uma marca ou uma mensagem. No meu entender o banner não tem tanto apelo quando o objetivo é gerar cliques ou visitas. Acho que já não chamam mais tanta atenção, por isso a cada dia são criados novos banners de formas e tamanhos diferentes.
9- Que outros mecanismos podem ser utilizados para melhorar o desempenho do marketing pela rede?
10- Algo mais a acrescentar sobre o assunto?
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!