ERP X CRM
Um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é definido como uma solução de informações para toda a empresa, possui um banco de dados corporativo que interage com um conjunto de aplicativos, que consolida todas as operações da empresa em um único ambiente, facilitando o fluxo de informações entre as áreas da organização, tais como vendas, finanças, almoxarifado, logística e produção. O CRM (Customer Relationship Management) é uma filosofia empresarial que gerencia o relacionamento com clientes, suportada por um banco de dados denominado Data Warehouse, que através de um conjunto de ferramentas de mineração de dados, destina-se a entender e influenciar o comportamento dos clientes, melhorando as comunicações e aumentando significativamente as compras, a retenção, a lealdade e a lucratividade.Em vários momentos da nossa vida profissional, nos deparamos com muitas oportunidades, e temos que ser muito firmes para não desviarmos do nosso objetivo principal. Quem em algum momento da vida não pensou em mudar de profissão, de emprego ou até de país? São oportunidades que surgem, e cabe a nós decidir o que fazer, e qual o melhor caminho a seguir. Entretanto não podemos confundir oportunidade com oportunismo. A oportunidade neste momento está no trabalho desenvolvido por profissionais de CRM, que tem levado até as nossas empresas uma mensagem séria com o objetivo de aculturar administradores e empresários, fazendo-os entender a filosofia como uma oportunidade inigualável de aproxima-los dos seus clientes, com o apoio da tecnologia e uma metodologia simples, que consiste em identificar, diferenciar, interagir e personalizar. O oportunismo está em algumas empresas tradicionais fornecedoras de ERP, com certos profissionais que mais tentam confundir do que esclarecer, e embaladas pela onda das siglas falam em ERP III, como uma nova versão do produto, que continua sendo um software aplicativo, como uma solução para a implantação de um CRM. É necessário que cada coisa seja colocada no seu devido lugar, soluções diferentes devem ser tratadas de formas diferentes, a nossa obrigação como consultores, independente de qualquer relação comercial, é de esclarecer administradores e empresários para que elas possam tomar uma decisão correta. Inúmeras oportunidades nos esperam no marketing de relacionamento feito com qualidade, não vamos permitir que oportunistas cruzem nosso caminho e nos desviem do nosso objetivo principal. Venâncio De Léo Sócio Diretor da VLC Consultoria Informática Ltda.
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