Estudo mostra que 46,8% das empresas utilizam e-commerce
03/11/2005
A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – Camara-e.net, acaba de fazer um levantamento entre Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) de várias partes do Brasil, para saber o grau de inclusão digital em que estas empresas se encontram.
Segundo pesquisa, realizada incialmente nas cidades de São Paulo, Campinas, Bauru, Ribeirão Preto, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, 90,4% das MPMEs consultadas utilizam o recurso Internet, sendo que 86,4% delas fazem este uso por meio da banda larga. Por outro lado, 46,8% das empresas entrevistadas já utilizam ferramentas de comércio eletrônico, e 76,3% possuem site na Internet. Além disso, as pequenas empresas estão comprando mais e mais os seus suprimentos pela Web, fomentando, assim, o B2B; 60,6% fazem o uso da rede para esse fim.
Cid Torquato, diretor executivo da Camara-e.net, ressalta que “as pequenas empresas são mais do que apenas a base da economia de qualquer país; são a base da sociedade. O seu fortalecimento é fundamental para o desenvolvimento sustentável e equânime do Brasil”. E completa: “podemos identificar um país desenvolvido de um em desenvolvimento pela porcentagem de participação da pequena empresa em seu PIB e sua capacidade exportadora”.
Quadro das MPMEs
|
|
Possuem mais de 10 computadores |
41,3% |
Usufruem dos recursos da Internet |
90,4% |
Possuem banda larga |
86,4% |
Possuem site na Internet |
76,3% |
Fazem Comércio Eletrônico |
46,8% |
Compram pela Internet |
60,6% |
Apontaram produtos de informática e tecnologia |
44,5% |
Acham que comunicação e marketing são a principal |
27,8% |
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!