Ferramenta de segmentação melhora eficiência de campanhas no WebMotors
01/04/2008
O site da Webmotors alcançou uma audiência de cerca de 8 milhões de usuários únicos em fevereiro de 2008, um crescimento de 55% em relação ao mesmo período de 2007, quando o portal já registrava mais de cinco milhões de visitantes por mês. Durante os dois primeiros meses – janeiro e fevereiro – foram 268 milhões de pageviews, contra 173 milhões em 2007.
Para a WebMotors, os números são reflexo de um conjunto de fatores importantes, que vão desde o próprio aquecimento do setor automotivo, até o investimento significativo da empresa em seu site, que inclui a inserção das seções Vídeo Vendas e Classificados de Motos, além de ações de marketing direcionadas como o alerta SMS. Entre as grandes novidades está a implementação da ferramenta Predicta BT (de Behavioral Targeting), que analisa o comportamento do consumidor para traçar suas preferências e exibir apenas as campanhas e/ou conteúdos que mais se aproximam do seu perfil.
“Os números demonstram que a segmentação comportamental foi um dos facilitadores do crescimento da audiência da WebMotors. Sua aplicação aumenta a relevância da publicidade exibida e conseqüentemente a taxa de clicks e de conversão. Atraindo um público diferenciado, realmente interessado no produto”, explica Marcelo Marzola, diretor geral da Predicta, consultoria responsável pelo gerenciamento das estratégias de marketing on-line da empresa. Segundo o executivo, o resultado é uma estratégia de mídia on-line otimizada, com percentual de dispersão cada vez menor, focada no verdadeiro público-alvo da campanha.
Além de ser uma importante aliada nos planos de mídia da WebMotors, a ferramenta também ajudou a melhorar a experiência do consumidor no portal. “Comparando o mundo virtual e o real, a Predicta BT dá ao visitante de um site a impressão de que acabou de entrar em uma loja, onde é reconhecido pelo vendedor que sempre o atende. Ele consegue lembrar todas as suas preferências e oferece apenas os produtos que se encaixem no seu perfil, aumentando a possibilidade desse visitante efetivamente se interessar pela compra”, aponta Marzola.
Com as vantagens da segmentação comportamental, todas as informações de audiência, podem ser transformadas em uma análise detalhada, oferecendo instrumentos para aprimorar a publicidade segmentada ou mesmo o acesso ao conteúdo de maior interesse dos clientes.
A Predicta BT captura os dados de navegação, compila e os agrupa de acordo com as similaridades, criando segmentos. “É uma ferramenta fantástica para anunciantes e agências que buscam novas formas de apresentar produtos e serviços aos clientes, de maneira cada vez mais objetiva e eficaz”, conclui Marzola.
Mercado aquecido
A influência da internet no poder de decisão de compra do consumidor pode ser comprovada pelo aumento dos investimentos destinados à publicidade na Web. Segundo dados do Projeto Inter-Meios, a participação da Internet no mercado brasileiro de publicidade cresceu 45,76%, registrando faturamento de R$ 526 milhões. Além disso, dados da Interactive Advertising Bureau (IAB) e da PricewaterhouseCoopers (PwC) indicam que em 2007 as receitas em publicidade online ascenderam aos US$ 21,1 bilhões, representando aumento de 25% face aos 16,9 bilhões de dólares obtidos um ano antes.
Já o Behavioral Targeting veio para ficar. Não se trata de mais uma onda passageira. De acordo com pesquisas, apenas nos EUA o investimento previsto para 2011 será da ordem de U$ 3,8 bilhões. Atualmente 13% do investimento em mídia digital já utiliza Behavioral Targeting.
Aqui no Brasil, embora seja um assunto relativamente novo, já tem conquistado a atenção do mercado e cada vez mais empresas vêem na ferramenta uma ótima opção de investimento e, principalmente, de diferenciação.
Sobre a WebMotors
No ar desde 1995, o WebMotors é o maior site automotivo da internet brasileira. Líder em audiência, de acordo com os índices da empresa Predicta, recebe todos os meses cerca de oito milhões de usuários únicos. Atua no segmento de classificados de veículos e conta com mais de 200 mil anúncios de todo o Brasil. Atualmente, a WebMotors reúne o maior estoque de veículos da internet, conteúdo editorial e diversos serviços e iniciativas que contribuem para a manutenção preventiva e melhoria da qualidade do trânsito dos grandes centros urbanos.
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