Ferramenta do YouTube vai facilitar testes de mensagens publicitárias

27/03/2008

O YouTube disponibilizou uma ferramenta gratuita que permite aos utilizadores que criam vídeos identificar onde e quando estes são visionados. Com esta funcionalidade o site pretende dar mais e melhor informação aos seus utilizadores e anunciantes.

Em declarações ao New York Times (NYT) a product manager do site, Tracy Chan, admitiu que a empresa espera também que esta ferramenta transforme o YouTube num site onde os publicitários possam testar as suas mensagens.

Através do YouTube Insight, é possível identificar não só quantas pessoas estão a ver um vídeo, mas também em que altura e locais. Uma das suas características surge na versão dos EUA, onde é identificado o estado a partir do qual o vídeo está a ser visto, enquanto a nível internacional apenas se consegue identificar o país. Esta informação é assim acrescentada às funções do site, que até agora apenas mostravam aos utilizadores o número de visitas, votos e comentários.

De acordo com o YouTube a informação será actualizada diariamente e vai aparecer em gráficos e mapas coloridos acessível a partir de um link na página pessoal onde se encontra a conta de utilizador do criador dos vídeos.

Alguns exemplos para os quais a ferramenta pode ser utilizada, de acordo com a empresa, é no teste de trailers de filmes ou em anúncios políticos. Também uma banda de música já aproveitou o YouTube Insight para ver quais os locais onde é mais popular, para decidir onde iria ser a próxima tournée, refere o NYT.

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