Google alarma grandes marcas

24/03/2008

O motor de busca Google introduziu uma nova ferramenta, chamada "search-within-search", que está a alarmar algumas grandes marcas com "sites" na Internet. Estas receiam que os utilizadores sejam desviados para a concorrência.

Aquilo que o Google está a fazer é oferecer uma opção de pesquisa secundária, mesmo que o utilizador comece por pesquisar explicitamente uma determinada marca, refere o "site" "Slashdot".

Esta pesquisa secundária permite que os utilizadores refinem a sua pesquisa dentro das páginas do "site" pretendido – mas utilizando o motor de busca do Google e não o referido "site", e mostrando anúncios do Google nas páginas de resultados, muito possivelmente publicidade da concorrência.

"Os retalhistas e editoras esforçaram-se bastante para conseguirem subir no ‘ranking’ dos resultados das pesquisas no Google e para refinarem as características da pesquisa nos seus próprios ‘sites’, de forma a ajudarem os utilizadores que lá entrassem. Agora, o Google está a assumir um papel mais preponderante na ajuda aos utilizadores que fazem pesquisas de ‘sites’ específicos. E alguns desses retalhistas e editoras não estão contentes com isto", diz a edição de hoje do "New York Times".

Carla Pedro

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