Google força resultados do Google+ nas buscas
10/04/2012
O Google muda a busca na internet e passa a dar maior importância ao conteúdo social relevante. Cada vez mais os resultados orgânicos do principal site de busca, o Google, serão mais sociais e personalizados. O Search, Plus Your World é a própria personalização de resultados de busca com base na rede pessoal no Google+.
A transformação radical do Google Search com a chegada do Search Plus, consolida mais ainda a importância da sociabilidade. Com essa nova função, o principal site de busca do mundo vai passar a usar os dados compartilhados e recomendados na rede dos usuários no Google Plus para oferecer resultados nas buscas. Um tanto invasiva essa decisão do Google. Menos mal que (por enquanto, ao menos) existe a opção de escolher pelo conteúdo não-personalizado.
Com isso, o Search Your World passa a oferecer novas alternativas para quem quer aumentar visibilidade e presença nos resultados das buscas. O conteúdo publicado nas redes sociais ligadas ao Google, e só
essas (nada de Twitter e Facebook, é claro!), ganhará mais relevância nas pesquisas. Assim, o conteúdo publicado no Google+ deverá ser trabalhado atentamente.
O Google está organizando os resultados e já tem diferentes formas de apresentar as sugestões do Google+.
Em buscas por termos genéricos, o Google sugere páginas de pessoas ou empresas (no Google+) que ele entende que sejam importantes. Esse resultado é apresentado no canto direto superior logo acima dos Links Patrocinados.
Com o Google Suggest, o Google passa a sugerir, também páginas de pessoas e marcas quando o usuário estiver digitando algo direto no campo de busca.
Por fim, para incentivar o uso do botão +1 (o equivalente ao “curtir” do Facebook), o Google também está mostrando nos resultados das buscas, páginas de sites que recebem votos, adicionando à listagem o número de votos que a página recebeu, outra forma de dar destaque a sites recomendados.
Além de mostrar resultados sociais relevantes, o Google+ exibe também em quantos ‘Círculos’ a pessoa está conectada e a opção “Add to circles”, para o usuário adicionar aos seus círculos do Google Plus.
Ou seja, o Google quer definitivamente bater de frente com o Facebook e para isso lança mão da sua maior arma, o seu sistema de buscas. São mais de 235 milhões de buscas feitas no Google por dia em todo mundo.
Claro, isso tudo vale apenas para os usuários que estiverem no Google+. Ou seja, o monopólio forçado pelo Google só vai acontecer se os internautas concordarem e passarem a utilizar a rede social. Vamos ver como o interesse
das pessoas pelo Facebook, que permanece em alta, vai migrar para essa nova alternativa de site social. Por enquanto, o negócio parece não ter vingado ainda. Enquanto os usuários do Facebook gastam, em média, 6 horas e 45 minutos por lá, no Google+ os internautas não permanecem mais de 3 minutos.
Atenta a essas tendências, a emarket, há muito tempo, já vem incorporando ações em redes sociais como parte integrante do trabalho de SEO ou Otimização para Sites de Busca e potencializando resultados tanto em termos de encontrabilidade como de visibilidade para seus clientes.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!