Ibope avalia sites de partidos e candidatos
07/07/06 Com base no crescimento da internet brasileira e em recentes experiências nos EUA e Europa quanto à crescente influência da Web na busca por informações políticas, o Ibope começa a avaliar, a partir desta eleição, a usabilidade dos sites de partidos políticos, campanhas e candidatos por meio do produto SiteFácil. Os resultados ajudarão os partidos e candidatos a utilizar melhor mais este canal de contato com o eleitor. Hoje, cerca de 32 milhões de brasileiros maiores de 16 anos – aproximadamente 25% do total de eleitores do país – possuem acesso à Internet. Embora este grupo seja composto majoritariamente por pessoas das classes A/B, que utilizam outras fontes de informação além da Web, a rede pode ser um importante meio de informação suplementar sobre o processo eleitoral, principalmente para os candidatos ao legislativo e entre os eleitores mais jovens dos grandes centros urbanos. Segundo o Ibope, o alcance da rede ainda é muito limitado no Brasil, por isso o seu potencial como ferramenta para conquista de votos é pequeno. Por outro lado, o País apresenta elevado uso de sites de comunidades, blogs e vídeoblogs, o que mostra um potencial para que simpatizantes divulguem para seus amigos e conhecidos informações sobre as candidaturas, podendo até gerar pautas para a grande mídia. Para auxiliar os candidatos nesta tarefa, o Ibope oferece aos partidos e campanhas uma versão especial do ‘Site Fácil’, seu serviço de usabilidade de Web sites que já conta com mais de 5 anos de existência.
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