Ibope eRatings anuncia novos serviços de medição online
Simone FreireNovidades no Ibope eRatings. O popular serviço de medição da Internet brasileira – uma joint venture entre o Grupo Ibope e a NetRatings – anuncia amanhã (10/09) três novos produtos: o Web R/F, para otimizar os investimentos em publicidade online, uma avaliação trimestral do ciberespaço nacional e um relatório específico para o setor automobilístico. Em entrevista ao Webworld, Marcelo Coutinho, diretor de análises do instituto para a América Latina, explicou que o Web R/F é uma ferramenta complementar à medição mensal já realizada pelo eRatings e destina-se às agências e anunciantes. A novidade funciona da seguinte maneira: após instalada, carrega os dados de audiência dos sites auferidos pelo eRatings, como visitação, banners, etc; o usuário então insere o preço médio dos banners e aponta a verba que deseja gastar em determinada campanha. “O programa calcula, entre outras coisas, quantas vezes o anúncio deve ser exibido, levando em conta o público-alvo do cliente, e ainda indica os melhores sites para a inserção da publicidade”, afirmou o executivo, acrescentando que a ferramenta deriva, na verdade, de uma versão já utilizada com sucesso pelo Ibope no mundo televisivo. O relatório trimestral de acesso doméstico à Web brasileira é outra novidade que o instituto revelará esta semana. Até então, os acompanhamentos eram realizados mensalmente. Um dos benefícios resultantes da iniciativa será a oferta de uma base maior dos sites auferidos pelo eRatings no Brasil. “As regras da NetRatings no exterior exigem um número de visitação mínima para que os sites apareçam nos relatórios mensais – o que acabava, de certa forma, limitando nossa base”, explicou o analista. Pelos novos relatórios, sites que por um acaso não foram bem em um mês, mas nos dois seguintes tiveram bastante acesso, por exemplo, aparecerão no ranking daqui para frente. Durante o processo de implementação do relatório trimestral, os analistas do Ibope eRatings atentaram para um nicho específico: o automotivo. “Decidimos então apostar e ofereceremos um relatório personalizado para este público”, adiantou Coutinho. Além de fornecer os resultados trimestrais de medição, incluindo dados como perfil e visitação, o serviço irá oferecer aos clientes um acompanhamento das tendências do setor no Brasil e exterior. O preço dos produtos, de acordo com o diretor, varia em função das horas de análises personalizadas, entre outros recursos, envolvidas no processo. As novidades estarão disponíveis para comercialização a partir de amanhã (10/09), após uma apresentação na sede do Grupo de Mídia, em São Paulo.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!