Identidade do Brasil na Internet deve ser explorada
11/04/2003
O Brasil já tem uma identidade forte na Internet, que deve ser mantida e explorada. A bandeira foi levantada pelo Dr. Ivan Moura Campos, ex-coordenador do Comitê Gestor da Internet no País, durante palestra ministrada no auditório do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Fazendo parte atualmente do quadro de diretores do ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) – organização não governamental que administra os domínios e endereços IP da Internet -, Moura aproveitou sua vinda ao MCT para fazer o balanço de sua gestão no Comitê Gestor. O organismo é formado por representantes da iniciativa pública e privada e lida com questões do que Moura chama de governança da rede mundial, entre outras ações.”Ninguém governa, controla ou administra a Internet. Trata-se de uma rede de redes que cresce por adesão espontânea. Porém, para que sejam interoperáveis, é preciso um conjunto mínimo de regras. A governança tem a ver com isso: como manter a Internet funcionando harmonicamente, sem que haja um chefe”, explica Moura.
Entre as tarefas do Comitê Gestor da Internet, está o registro de domínios no Brasil, os endereços com extensão .br. Essa categoria de endereços já totaliza atualmente quase 455 mil registros. Além disso, o Brasil já conta com 2,24 milhões de hosts, número que o coloca na nona posição no ranking mundial. “É claro que esse índice ainda é pequeno proporcionalmente ao tamanho do país, mas é uma mostra de que já temos uma cara na Internet. Nossas empresas podem ser reconhecidas na Rede como brasileiras”, comemora Moura. (segue)
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!