Inteligência coletiva motiva aumento de investimentos em marketing online
04/12/2008
O estudo chamado Trendwatch sobre as principais tendências do marketing digital, feito pela agência de marketing Fullsix, de Portugal, concluiu que o investimento em publicidade nos meios online vai crescer motivado, em sua maior parte, pela disseminação das redes sociais e da chamada inteligência coletiva.
A análise mostrou que o ecossistema da publicidade mudou. Hoje, a cultura coletiva resultante das nossas redes de contato, impacta muito mais no consumo e nas marcas.
Valendo-se dos novos conceitos proporcionados pelas redes sociais, várias empresas estão mudando suas estratégias de marketing e apostando em ferramentas online que promovem a interatividade com e entre os seus consumidores.
Um grande exemplo dessa nova cultura coletiva foi apresentado no estudo da agência portuguesa. A loja de calçados Zappos.com, cuja política se baseia em manter o cliente o mais satisfeito possível, não vacila na hora de indicar, em tempo real, sites concorrentes onde poderá encontrar um determinado artigo esgotado em seu estoque. Esta é uma mudança significativa nas políticas de marketing das empresas causada pelo novo conceito de rede social.
A internet já é uma realidade de massa no Brasil e no mundo, mas por comparação, o budget dos anunciantes para este meio ainda é muito reduzido. Apesar do delicado momento pelo qual passa a economia mundial, a expectativa geral é que nos próximos anos o marketing digital assuma maior posição de destaque no orçamento dos anunciantes.
A crescente popularidade das redes sociais vai dar uma importância ainda maior ao marketing digital, principalmente se as empresas souberem aproveitar essa grande oportunidade de conhecerem melhor os conceitos, gostos e opiniões do seu público.
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