Internet consolida carros populares em 2008
03/02/2009
Dados recentes do Ibope apontam que o número de usuários de internet no Brasil gira em torno de 40 milhões. Já uma pesquisa Datafolha de agosto do ano passado mostra que esse montante pode estar perto de 60 milhões. Mesmo em meio a censos diversos, algo é certo: a rede mundial de computadores está cada vez mais difusa no País. Desta maneira, o número de pessoas que passam a utilizar os serviços online também cresce e essa popularização da internet sinaliza para a consolidação de alguns setores.
Uma pesquisa elaborada pelo Portal ZAP, um dos principais do País em negócios e classificados online, entre janeiro e novembro de 2008, aponta que entre os dez carros mais buscados no site, oito são considerados populares. Nesse período, o Gol reinou absoluto na liderança do ranking do portal, representando 8,5% dos acessos, seguido por Palio (6,4%), Corsa (5,7%), Celta (4,2%) e Fiesta (3,6%). Completam a lista dos mais procurados Fox (3,1%), Ka (2,8%), Peugeot 206 (2,5%), Astra (2,4%) e Uno Mille (2,2%). "De fato, a popularização da internet no Brasil é um dos principais indicadores para essa solidificação dos carros populares, porque representa mais pessoas, principalmente de camadas da sociedade mais humildes, descobrindo os benefícios e comodidades dos serviços online", considera Eduardo Schaeffer, diretor de operações do ZAP.
Na visão de Schaeffer, apesar da crise, as últimas medidas de estímulo para compra de carros 1.0 mantiveram em alta o interesse por veículos populares. "Nesta lista dos ‘Top 10’, 35,9% concentraram-se nos populares. Há importância nesses dados, já que revelam a consolidação de um setor dentro do mercado automobilístico, mesmo em um ano conturbado financeiramente", observa o executivo.
As revendas de veículos registraram no ano passado crescimento de 27,3% em comparação com 2007, com um total de 2,045 milhões de unidades negociadas no Estado de São Paulo, apurou a Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado de São Paulo (Assovesp) e o Sindicato do Comércio Varejista de Veículos Usados no Estado de São Paulo (Sindiauto). Ainda de acordo com esses órgãos, a venda de carros populares no Estado cresceu 25,28% na mesma base de comparação, representando 1,423 milhão de negócios, impulsionando esse indicador.
Site relacionado: www.zap.com.br
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!