Internet cresce 25% e publicidade digital já é a 2ª principal mídia no país
O mercado de publicidade digital movimentou R$ 5,7 bilhões no ano passado no Brasil, 25,9% a mais do que em 2012. Esse resultado consolida a internet como segundo maior meio publicitário no país, atrás apenas da TV.
É o que revela o estudo do IAB Brasil, principal órgão representativo do segmento digital interativo do país, o qual tem como base, entrevistas feitas com mais de 200 empresas de mídia, agências digitais e plataformas digitais.
Para 2014, as estimativas da entidade apontam que o investimento em publicidade online deve crescer ao menos 25%, enquanto no mundo a expectativa é de um aumento de 27,9%, ou R$ 137,5 bilhões, segundo dados do e-marketer. Essa estimativa leva em conta apenas anúncios display, social media, sites de busca e classificados, deixando de lado outras ações como o próprio e-mail marketing que é uma das ações online mais utilizadas pela maioria das empresas, apesar de não ser tão efetiva. No Brasil este crescimento deverá movimentar mais de R$ 7 bilhões em compra de mídia projetada.
Enquanto os anúncios exibidos em mídias online (display) e mídias sociais somaram R$ 2 bilhões em 2013, a publicidade em sites de busca totalizou R$ 3,7 bilhões.
Para 2014, a estimativa é que esses investimetnos atinjam R$ 2,5 bilhões (display e mídias sociais) e R$ 4,6 bilhões (sites de busca).
O IAB já vem observando atentamente o crescente aumento do consumo de internet em toda população brasileira, resultando em profundas mudanças nos hábitos de utilização dos diversos meios. Segundo dados apresentados, 73% das pessoas utiliza regularmente a internet enquanto vê TV, revelando a atualidade do conceito “Second Screen”, e 43% passa pelo menos 2 horas por dia navegando por diferentes canais.
Ainda de acordo com a IAB Brasil, as estimativas para 2014 apontam para um crescimento contínuo no consumo de vídeos e a mobilidade gerando mais receita em publicidade digital.
“Embora a Copa do Mundo seja um evento televisivo, o que antecede e precede a exibição dos jogos gera muitos comentários no meio digital, o que faz com que cresça o tráfego e audiência na internet, bem como o interesse dos anunciantes em investir na publicidade online”, pontua o presidente do IAB Brasil, Rafael Davini. Segundo ele, o mesmo deve acontecer durante as eleições.
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