Internet cria alternativas de divulgação e aquece mercado literário

28/04/2008

Além de clipes musicais, trechos e teasers de filmes e seriados, o YouTube começa a apresentar outra categoria de vídeo de divulgação: o trailer de livro. Mais do que um paradoxo, essa é uma das novidades que indicam uma evolução silenciosa na dinâmica do mercado editorial, imposta pelos hábitos que a internet trouxe à cultura atual.

O escritor carioca Flávio Izhaki optou por criar um trailer para conduzir a campanha de marketing de seu primeiro romance, De Cabeça Baixa (Editora Guarda-Chuva). “Usamos linguagem de cinema, com atores, tri-lha, mas aplicada à idéia de anunciar o livro”, diz, sobre o vídeo de 3 minutos. “Era preciso encontrar o equilíbrio entre fazer a propaganda de um livro e não revelar muito sobre ele”, completa Débora Pessanha, a diretora do trailer.

Além dos vídeos, outras fronteiras multimídia começam a ser experimentadas por escritores e editoras. Há desde sites que completam o sentido da obra escrita – oferecendo áudios e imagens do que se lê, até a opção de DVDs que são encartados aos livros. Há ainda quem complete isso com a possibilidade de criação coletiva propiciada pela internet.

Bruno Maia

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