Internet sem apagões e cassações
Apesar de toda insegurança causada pelos tremores ocorridos desde o final do ano passado no mundo pontocom, seria insanidade menosprezar a afirmação da internet por toda a aldeia global.
No Brasil não é diferente. Apesar da incerteza demonstrada por empresários, causada por apagões e cassações, a Internet já entra na vida de aproximadamente 12 milhões de brasileiros. Negócios, educação, diversão, mídia. Eu não seria capaz de afirmar em qual desses setores a Internet está mais presente e para qual deles traz maiores benefícios.
A descoberta desse poderoso veículo de comunicação (literalmente) causou uma enorme enxurrada de sites na web. Um grande número de empresas sabe da importância de usar a rede com a intenção de fazer publicidade, fixar uma marca, promover negócios, reduzir custos, etc.Mas o que está acontecendo com uma certa freqüência é que o esforço e os R$ (em alguns casos US$) investidos no projeto não trazem o retorno esperado. Muitas vezes por falta de orientação, por parte dos web masters, quanto às possibilidades de sucesso para cada tipo de empresa. Mas na maior parte das vezes, o fracasso se dá pela falta de planejamento. Planejamento na concepção, no desenvolvimento e principalmente na divulgação. Simplesmente estar na web não é garantia de sucesso.
Um projeto de atuação na Internet voltado para a conquista de resultados parte da idealização e planejamento das metas. A implementação tem como ponto imprescindível o desenvolvimento web do projeto, seja ele qual for: um simples site institucional, um site interativo voltado para a publicidade ou um um espaço para efetivação de negócios através do comércio eletrônico.
Tão importante quanto o desenvolvimento do site, são as estratégias de web marketing implementadas no próprio site e a campanha publicitária on e off line para divulgação e conquista do target adequado, momento crucial para o sucesso do empreendimento.
“O rádio levou 38 anos para atingir um público de 50 milhões, a TV 13 anos, a internet apenas 3.”A internet, que, como sabemos, ainda engatinha no país, se tornará em breve, uma mídia poderosíssima. Esta afirmação está estruturada, principalmente, no poder interativo desse veículo. Nenhum outro veículo proporciona uma possibilidade tão grande de comunicação imediata com seu público. Outro ponto favorável para a implementação de uma campanha publicitária on line diz respeito ao custo.
Se por um lado a internet não tem, ainda, audiência tão grande quanto a TV ou o jornal, os custos são bem inferiores. Na verdade, é bem possível, para pequenas empresas, traçar um plano de divulgação a custos reduzidíssimos.. Édestas possibilidades que as empresas têm que tirar vantagem. É claro que com a contratação de profissionais especializados, as empresas serão melhor instruídas, as ações serão mais eficientes e os resultados atingirão índices muito mais satisfatórios. Na maior parte das vezes, esses profissionais conhecem os atalhos e as pedras do caminho. Sim, na maior parte das vezes. Não quer dizer sempre.
Com um projeto de atuação através da Internet bem estruturado e orientado, dificilmente uma empresa, tenha o porte que tiver, não colherá frutos. É claro que não podemos esquecer que o trabalho é árduo e leva um tempo para trazer retorno e mais, não termina logo após a implementação das estratégias publicitárias. O web site de uma empresa e todas as suas ferramentas devem ser gerenciados da mesma maneira que uma equipe de vendas ou o setor de compras ou até mesmo o RH. Mas isso é assunto para outra conversa.
Ricardo Prates Morais é Consultor em Web Marketing e editor da emarket News
Site: www.emarket.ppg.br
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