Links patrocinados do Google Adwords são efetivos para atrair um público segmentado
Como funcionam os links patrocinados do Google Adwords e quais os benefícios para o marketing digital da sua empresa
As empresas que investem em marketing digital sabem bem da importância dos sites de busca: é por meio deles que a grande maioria dos internautas, ao fazerem pesquisas por palavras-chaves, encontram o que procuram, seja um produto, um serviço ou uma informação. Isso indica o quanto é importante vincular a sua marca a determinas palavras-chaves quando pesquisadas no Google. Ou seja, quando um usuário digitar alguns termos específicos, ele encontrará também o seu anúncio. A vantagem disso é poder atingir com precisão a demanda de um público-alvo, hoje cada vez mais segmentado.
Atualmente a ferramenta mais conhecida para investir nesse tipo de anúncio altamente segmentado é o Google Adwords.
Muitas empresas apostam pesado nela. Para se ter uma ideia, na última Black Friday realizada no dia 25/11/16, cada clique nos anúncios relacionados ao termo “black friday iphone brasil” custava R$ 14,74, segundo um estudo divulgado pela empresa Future Marketing. Essas foram as palavras-chaves mais caras registradas no ano. Mas de uma forma geral, palavras-chave de diferentes segmentos também têm um CPC (custo por clique) muito alto.
Mas como o Google Adwords funciona e como verificar sua eficiência no marketing digital? Vamos por partes:
Hoje a maior parte da receita do Google advém da sua ferramenta de links patrocinados Adwords que mostra anúncios no próprio Google, mas também na sua rede de sites parceiros chamada Rede Display, além do YouTube.
Apesar de poder pagar por exibição (com ou custo por mil visualizações do anúncio, a coma mais tradicional e preferida pela grande maioria é o Custo por Clique (CPC) na qual o anunciante paga somente quando seu anúncio for clicado.
Como “comprar” as palavras-chave
O Google realiza um leilão para definir qual anunciante terá o direito de usar determinadas palavras-chave e qual a ordem de aparição deles na página de busca. Vencer essa disputa depende de duas variáveis. A primeira é o valor do lance, que para o Adwords significa o já mencionado CPC. A segunda é o “índice de qualidade” da sua publicidade, ou seja, se ela tem relevância para o usuário. Essa relevância é determinada por vários fatores: qualidade do anúncio, relação das palavras-chave com o anúncio e com o site, e também pela quantidade de vezes que o anúncio foi visualizado e quantas vezes foi de fato clicado. Se, por exemplo, um anúncio foi visto 100 vezes, mas obteve somente 10 cliques, a sua Taxa de Cliques (CTR) é de 10%. Quanto melhor for este índice, maior sua chance de vencer o leilão.
Há diversas combinações de keywords possíveis de serem utilizadas, com maior ou menor potencial de atingir com precisão o público consumidor. Quanto mais específicos forem os termos e a ordem das palavras, maior a chance de atrair um possível cliente ou leitor.
Confira como segmentar mais os anúncios patrocinados utilizando a ferramenta de correspondência de palavras-chave:
• Correspondência ampla: qualquer pesquisa que contenha todos os termos, independente da ordem;
• Frase: as palavras precisam ser específicas e pesquisadas numa ordem específica;
• Combinação exata: os termos pesquisados precisam ser específicos
Além das correpondências, através de técnicas de Remarketing é possível explorar experiências de navegação do público-alvo e disponibilizar anúncios apenas para clientes realmente segmentados.
Como medir a eficiência do Adwords em sua campanha de marketing digital
O desempenho e os resultados da campanha podem ser verificados através de métricas e indicadores precisos. Alguns dados podem ser avaliados através do próprio Google Adwords, mas é com a ajuda da ferramenta de estatísticas Google Analytics que o anunciante pode checar o quanto aumentou o número de visitas em seu site, em que palavras-chave os usuários clicaram e a taxa de conversão que pode ser visualizações de determinada página, envio de formulário e até mesmo vendas.
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