Maioria dos internautas não sabe de suas responsabilidades na web
19/05/2004
Uma pesquisa realizada pelo instituto britânico de pesquisas ICM Research, em conjunto com a Associação de Provedores de Internet no Reino Unido (ISPA), revelou que menos de um terço dos usuários sabe de suas responsabilidades legais enquanto navega.
Apenas 30% dos entrevistados reconhecem que o provedor de serviços também responde pelos conteúdos que podem levar a processos civis ou ilegais, como racismo, difamação e pirataria.
Outro resultado alarmante é que 13% dos internautas não fariam absolutamente nada se encontrassem algum conteúdo ilegal, como pornografia infantil, sendo que homens são três vezes mais propícios a não tomar qualquer atitude quando comparados às mulheres.
Os resultados envolvendo materiais que possam gerar processos civis, como racismo ou difamação, também chamaram a atenção dos pesquisadores. Metade dos usuários de internet denunciaria o conteúdo para o provedor de serviços, enquanto apenas 26% teriam o trabalho de procurar a organização mais apropriada para lidar com o caso. (segue)
Site relacionado: www.iwf.org.uk
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!