Mais de 875 milhões de consumidores fizeram compras on-line

29/01/2008

Mais de 85% da população on-line do mundo vem usando a Internet para fazer compras — aumentando o mercado de compras on-line em 40% nos últimos dois anos — segundo a mais recente pesquisa da Nielsen Global Online Survey sobre os hábitos de compra pela Internet. Globalmente, mais da metade dos usuários da Internet fizeram pelo menos uma compra on-line no último mês, de acordo com a Nielsen. 
   
"A Internet não é mais uma tecnologia de nicho — ela é uma mídia de massa e uma parte totalmente integral da vida moderna. Quase nenhum aspecto da vida permanece intocado pela mídia on-line. Na medida em que nossas vidas se tornam mais fragmentadas e desordenadas, não é surpresa os consumidores se voltarem para a conveniência incomparável da Internet quando se trata de pesquisar e comprar produtos", disse Jonathan Carson, Presidente Internacional da Nielsen Online.

"Quando a The Nielsen Company realizou há dois anos sua primeira pesquisa global sobre as tendências de compra via Internet, cerca de 10% da população do mundo (627 milhões) tinham feito compras on-line", disse Bruce Paul, VP da Customized Research, Nielsen U.S. "Em dois anos, este número aumentou em aproximadamente 40% (para 875 milhões)".
   
Entre os usuários da Internet, a maior porcentagem de compras on-line é encontrada na Coréia do Sul, onde 99% das pessoas com acesso à Internet utilizaram-na para compras, seguida pelo Reino Unido (97%), Alemanha (97%), Japão (97%) e com os EUA em oitavo lugar, com 94%. Além disso, na Coréia do Sul, 79%desses usuários de Internet fizeram compras no mês passado, seguindo-se o Reino Unido (76%) e a Suiça (67%), ficando os EUA com 57%.

Globalmente, os itens mais populares e mais comprados pela Internet são Livros (41% comprados nos últimos três meses), Vestuário / Acessórios / Calçados (36%), Vídeos / DVDs / Jogos (24%), Passagens Aéreas (24%) e Equipamento Eletrônico (23%).O número de consumidores internautas comprando livros pela Internet aumentou em 7% nos últimos dois anos, mas o maior incremento foi na categoria Vestuário / Acessórios / Calçados, que aumentou de 20 para 36%. "Alguns dos maiores compradores de livros pela Internet são dos países em desenvolvimento — China, Brasil, Vietnã e Egito — indicando um enorme potencial de crescimento para varejistas on-line que podem objetivar especificamente esses mercados em rápido crescimento", disse Carson.

O interesse do comprador da Internet em comprar Vídeos / DVDs e Passagens / Reservas Aéreas pela Internet cresceu, respectivamente, dois e três pontos percentuais nos últimos dois anos — hoje, um em cada quatro compradores on-line diz que comprou esses itens pela Rede nos últimos três meses. "Viagem é uma categoria extremamente adequada para a Internet, devido à sua capacidade de fornecer acesso eficiente a uma variedade extremamente ampla de informações comparáveis. Embora algumas áreas da indústria de viagem demorassem inicialmente para usar os benefícios da Internet, tal utilização on-line é agora uma das histórias de sucesso indubitável, fazendo parte integral dos preparativos e da experiência do viajante de hoje", disse Carson. Um em cada quatro usuários globais da Internet comprou DVDs / Vídeos on-line nos últimos três meses.

Métodos de pagamento para compras pela Internet
Os cartões de crédito são de longe o método de pagamento mais comum para compras on-line — 60% dos consumidores on-line globais usaram recentemente seus cartões de crédito para compras on-line, enquanto um em cada quatro consumidores on-line escolheu o sistema PayPal. Daqueles que pagaram com cartão de crédito, mais da metade (53%) usou Visa.

"As compras pela Internet com a facilidade de um cartão de crédito é especialmente atraente para os consumidores de mercados emergentes que simplesmente não conseguem encontrar ou comprar os artigos que desejam em seu comércio varejista. A Internet abriu um mundo inteiramente novo para esses consumidores", disse Paul. Outra informação importante sobre compras com cartões diz que enquanto os compradores on-line da América Latina e da Ásia têm maior probabilidade de utilizar cartões de crédito do que qualquer outra forma de pagamento, os cartões de débito são mais populares entre os compradores on-line do Reino Unido (59%) e dos EUA (40%).

Seleção de sites para compras on-line
De acordo com a Nielsen, a tendência dos compradores on-line é aderir aos sites de compra com os quais estejam familiarizados, com 60% declarando que compram principalmente no mesmo site. "Isto mostra a importância de capturar as dezenas de milhões de novos compradores on-line que estão fazendo suas primeiras compras pela Internet. Se os sites de compra puderem cativá-los logo, e criar neles uma experiência positiva de compra, provavelmente capturarão a sua lealdade e o seu dinheiro", disse Paul.   Ao selecionar sites onde comprar, 1/3 deles usou sites de busca ou simplesmente navegou para encontrar a melhor loja on-line. Um em cada quatro compradores utilizou recomendações pessoais. "As recomendações de colegas consumidores – sejam eles pessoas conhecidas ou colegas compradores on-line — desempenham um importante papel no processo da tomada de decisões. A explosão na Mídia Gerada pelo Consumo do último ano significa que essa confiança na comunicação boca-a-boca, em vez de outras formas de referência, parece destinada a aumentar", disse Carson.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.