Marketing de Conteúdo agrega valor ao site, estimula o engajamento e fortalece o SEO
O conteúdo é uma estratégia imprescindível do marketing digital e complementar ao SEO, ao Inbound Marketing e à Comunicação em Mídias Sociais
A busca evoluiu muito além do que a simples procura por uma empresa, uma marca, produto ou serviço. Cada vez mais os internautas buscam de forma direta o conteúdo do seu interesse. Através de aplicativos e mídias sociais, eles consomem diretamente aquilo que é do seu interesse. Com essa mudança de comportamento, as pessoas pulam essa fase inicial e não passam mais pelos grandes portais para procurar qualquer conteúdo.
Conteúdo nas redes sociais tem o poder de viralizar
As novas mídias transformaram completamente o comportamento da audiência. Mesmo para um negócio offline, informações de qualquer natureza podem viralizar nas mídias sociais com a velocidade de um piscar de olhos, ou melhor.
Atualmente, o branded content cresce em uma escala inimaginável até um tempo atrás, com a influência definitiva de plataformas como Twitter, Facebook, YouTube e Instagram, que são o terreno propício para viralizar estratégias de conteúdo.
Não é fácil para as empresas manterem relevância em um mundo digital, já que a mudança do comportamento do consumidor exige uma maneira diferente de pensar e agir e também de produzir conteúdo. As redes sociais mudaram as formas de interação entre os consumidores que passaram a ser formadores de opinião. O conteúdo nas mídias sociais deve atender à demanda da audiência, incentivar o engajamento desse formador de opinião, o que vai ajudar a construir relações duradouras com os clientes, gerar vendas e fortalecer a reputação online das marcas.
Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing transformam usuários em leads
Cada vez mais, as empresas buscam atrair visitantes e transformá-los em leads.
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que tem por objetivo atrair um público segmentado até o site, estimular o engajamento e reter sua atenção través da publicação de informações relevantes dentro do seu segmento.
O Inbound Marketing vai além e torna a publicação de conteúdo sistêmica com a intenção de rentabilizar usuários. Através da análise do público-alvo e suas personas, que têm diferentes características e necessidades, a produção e disponibilização de conteúdo se encaixam às demandas dos usuários.
Mas voltando ao marketing de conteúdo, esta estratégia tem mais uma função. Como o principal “produto” do Google é a informação, já há alguns anos ele passou a considerar o conteúdo de qualidade como fundamental para um site aparecer bem posicionado na busca. Muito além das informações do site (textos sobre serviços e produtos), o buscador passou a considerar todo tipo de conteúdo (notícias, vídeos e imagens) disponibilizados no próprio site e também em outros em blogs e redes sociais.
O Marketing de Conteúdo para o SEO
Apesar de tantos canais, o Google continua sendo o principal ambiente onde os internautas procuram qualquer assunto do seu interesse.
Depois da primeira etapa de um processo de SEO, a otimização on page, o Marketing de Conteúdo e o Link Building aparecem como estratégias integradas e são fundamentais nesse processo para aumentar a relevância de um site para o Google.
O mesmo conteúdo que ao ser publicado no site indica que ele tem valor, ao ser difundido e compartilhado em outras mídias indica para o Google que o site ao qual esse conteúdo se refere é influente.
Google enfatiza que o Link Building deve ser relevante, de sites e conteúdos relacionados.
Antes o Link Building tinha o objetivo de conseguir o máximo possível de links (ta certo… de qualidade), mas não havia uma classificação mais definitiva do que era um bom ou mau link. A mais recente atualização do Google quer exatamente mostrar que mais do que qualquer tipo de link, o que vale agora são links de qualidade, em boas publicações e partindo de conteúdos bem construídos.
Além da tática de links forçados, a última grande atualização do algoritmo Penguin, elimina também as chamadas táticas de spam focadas em encher textos com palavras-chave. Assim, o Google passa a recompensar sites com conteúdo de alta qualidade, ao mesmo temo que melhora a qualidade dos resultados de busca e ajuda as pessoas a encontrarem exatamente a informação que estão procurando mais rapidamente.
Hoje podemos dividir a importância das 3 estratégias, SEO on page, Conteúdo e Link Building, em partes iguais em um processo de otimização. Ou seja, SEO com foco em resultados não se faz mais em 60 dias, mas em um período mínimo de 6 a 12 meses. Por isso, é fundamental as empresas observarem, mais do que as estratégias oferecidas, também a experiência comprovada e os cases já obtidos para outros sites, o prazo de uma campanha de SEO e, principalmente as garantias de resultados.
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