Marketing de conteúdo aumenta as vendas na internet
É fácil perceber, hoje em dia, como os sites de algumas grandes marcas possuem seções dedicadas a oferecer conteúdos sobre assuntos que, às vezes, nem sequer tem relação com os produtos e serviços que essas marcas comercializam.
Estão se disseminando blogs e páginas sobre temas como comportamento, tecnologia, alimentação, saúde, bem-estar e esporte nos portais de empresas renomadas – e de algumas nem tão renomadas.
A disponibilização desses conteúdos aparentemente inocentes e voltados apenas a informar o público possuem um papel fundamental nas estratégias de marketing digital das empresas. Isso nada mais é que marketing de conteúdo, uma ferramenta que está no coração do inbound marketing.
A Red Bull, por exemplo, nem parece se tratar de uma vendedora de drinks energéticos quando se acessa o site da marca, repleto de notícias e conteúdos sobre esporte, saúde e natureza. Já a Nestlé e a Hellmann’s oferecem portais de receitas que não necessariamente incluem os produtos que elas produzem.
Segundo um relatório da agência Rock Content, 54,1% das empresas que utilizam o marketing de conteúdo como uma ferramenta de marketing têm acesso a um panorama mais detalhado de visitas. Em média, as empresas que adotam a prática recebem 1,3 vezes mais visitas, além de gerar leads mais qualificados.
A estratégia de marketing de conteúdo parte do ponto de que os potenciais consumidores da marca buscam na internet conteúdos do seu interesse, como esporte, culinária ou saúde. Buscam também informações sobre produtos antes de gastar seu dinheiro efetuando a compra, além de esclarecer dúvidas sobre sua utilidade e viabilidade.
Se os potenciais consumidores da marca possuem esse hábito, por que não oferecer o conteúdo que eles buscam? Afinal, essa pode ser uma maneira muito eficiente de atrair os consumidores e garantir que eles permaneçam no site da marca até efetuarem a compra.
As estatísticas do marketing de conteúdo
Como já foi destacado, a quinta edição da pesquisa sobre marketing de conteúdo da Rock Content revelou que as empresas que adotam a estratégia do marketing de conteúdo atraem 1,3 vezes mais visitas. Além disso, o marketing de conteúdo gera 1,4 vezes mais leads.
A pesquisa indica ainda que 67% das empresas fazem uso do marketing de conteúdo e, daquelas que não o fazem, 86% pretendem usar a estratégia no futuro.
A geração de leads é, justamente, o principal objetivo almejado pelas empresas que investem no marketing de conteúdo. De acordo com o relatório, 83% das empresas buscam a geração de leads como resultado das suas ações em marketing de conteúdo.
Em segundo lugar, com 73%, vem o reconhecimento de marca (brand awareness). Na sequência vêm o engajamento (69%) e as vendas (68%).
Entre as empresas que usam o marketing de conteúdo, 59% se consideram bem-sucedidas com relação ao emprego da estratégia.
Com a disseminação cada vez maior do marketing de conteúdo, utilizar essa estratégia é fundamental para que os negócios não fiquem para trás com relação à concorrência – principalmente a partir do início da pandemia da covid-19, que mudou os hábitos dos consumidores e ampliou as vendas online.
Como criar uma campanha de marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma maneira de aumentar as vendas sem agredir o público com propaganda ostensiva, e sim com uma abordagem suave. Todo processo deve ser pensado de modo a que o consumidor seja guiado pela sua própria curiosidade e necessidades.
Se a empresa oferecer o conteúdos que entreguem ao consumidoras informações que ele precisa ou deseja, o caminho natural dele será efetuar a compra. Por isso, preste atenção em cada passo que você precisa dar para adotar o marketing de conteúdo no seu negócio:
Crie conteúdo que seja de interesse do público
Antes de começar a produzir conteúdo, é importante definir uma persona para qual o conteúdo será destinado. Ou seja: é preciso eleger determinadas características do público-alvo – do grupo de pessoas que a empresa quer transformar em consumidores.
A partir daí, é preciso produzir conteúdos que satisfaçam necessidades do dia a dia do público-alvo com base nas personas. Para isso, é importante refletir sobre com quais tipos de problemas práticos as pessoas se deparam no seu cotidiano, quais tipos de necessidade podem levá-las a procurar produtos que a empresa vende, ou quais assuntos são capazes de atrair a curiosidade das pessoas.
Uma empresa que fabrica produtos eletroeletrônicos, por exemplo, poderia explicar:
– como trocar um chuveiro em casa de maneira segura?
– como garantir que a geladeira resfrie os alimentos da forma mais eficiente?
– por que alguns tipos de televisão são mais econômicos que outros?
– como fazer para economizar mais na conta de luz diante da atual crise energética?
O conteúdo pode ser criado em forma de posts nas redes sociais ou no blog do site da empresa, com divulgação nas redes sociais.
Para que o conteúdo seja realmente de qualidade, é preciso pesquisar em fontes confiáveis sobre o assunto que está sendo tratado. O ideal é que o conteúdo se destaque por oferecer um conjunto de informações que não possa ser encontrado em outro lugar.
Dentro dos posts, é preciso dar atenção às técnicas de SEO, que levam o site a aparecer em posições mais altas na pesquisa do Google.
É dessa maneira discreta, que evita ser desagradável com o público, que empresas dos mais variados segmentos estão ampliando o tráfego nos seus sites e aumentando suas vendas. Não fique para trás e fique por dentro de mais detalhes do marketing de conteúdo.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!