Por que as empresas devem investir mais em marketing de conteúdo?
O Marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como objetivo, atrair e envolver um público-alvo através da produção e distribuição de conteúdo informativo, útil e relevante.
Só na definição já dá para perceber o quanto o marketing de conteúdo pode ser valioso para a estratégia de marketing de uma empresa, certo? O surpreendente é que a maioria delas ainda não enxerga a importância desse tipo de ação como forma de atrair novos clientes e manter os antigos engajados.
O marketing de conteúdo é a arte de se comunicar com clientes e prospects sem querer vender no ato.
Ao invés de falar de produtos ou serviços, a empresa entrega informação que educa o seu comprador, que acaba realizando a compra e se tornando fiel e leal a empresa que lhe ofereceu informações relevantes.
Um bom marketing de conteúdo faz a pessoa parar e pensar e, consequentemente, agir de forma diferente. Os consumidores atuais não aceitam mais a abordagem do marketing tradicional. Eles podem controlar todo o processo de comunicação, pesquisando as informações que lhes interessam e se tornando senhores de suas decisões.
Mesmo assim, uma pesquisa realizada pela agência Imagem Corporativa em parceria com a europeia MyNewsDesk mostrou que a maioria das empresas publica pouco conteúdo em seus espaços na internet. O objetivo da pesquisa era descobrir como as 100 maiores empresas do país comunicam suas notícias e histórias relevantes no meio online, e os resultados não foram os melhores.
Na média, a frequência mensal é de 5,8 textos publicados, sendo que 44 das marcas chegam a ficar um mês sem postar algo novo. Apenas quatro das 100 empresas pesquisadas contam com atualização diária de conteúdo.
A pesquisa também analisou o tipo de conteúdo publicado e constatou que a maior parte delas (79%) não difere o release de uma notícia, perdendo a oportunidade de criar uma variedade maior de conteúdo e atender a um público mais abrangente.
Os resultados surpreendem se contrapostos com outros dados. De acordo com Roper Public Affairs, 80% dos tomadores de decisão preferem obter informações sobre a empresa em artigos, ao invés de propagandas; 70% afirmam que se sentem mais perto de uma empresa com o marketing de conteúdo; e 60% disseram que o conteúdo da empresa os ajuda a tomar melhores decisões de produto.
Para completar, o marketing de conteúdo é essencial para uma empresa marcar presença na internet, especialmente nas duas maiores “vitrines” da atualidade: o Google e o Facebook. Em ambos os casos, seja para obter um bom posicionamento na busca orgânica (SEO) ou para ter uma forte presença nas redes sociais, gerar conteúdo de qualidade é imprescindível.
A agência emarket sempre apostou no marketing de conteúdo como forma de gerar diferenciação e engajamento para seus clientes.
Dedicada à produção de conteúdo como parte integrante de campanhas de marketing, tanto para sites de busca como para redes sociais, atualmente a emarket é responsável por gerar notícias para 12 clientes simultaneamente e publicar em blogs, redes sociais, portais de conteúdo, sites de notícias e artigos. Além disso, a agência também envia as principais notícias sobre seus clientes para jornalistas e pra os principais veículos de comunicação do país.
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