Marketing digital cresce e internet já é a 2ª mídia no Brasil
Antigamente, as empresas eram obrigadas a gastar enormes somas para fazer publicidade através dos meios tradicionais, como TV, rádio, jornais, revistas, outdoors e outros. Mas de alguns anos para cá, a internet mudou radicalmente a forma com que as empresas podem divulgar seus produtos, promover suas marcas e também se comunicar com clientes.
Atualmente, os consumidores usam e confiam na internet como forma de ajuda na tomada de decisão. É na web que as pessoas buscam mais informações sobre produtos e empresas, comparam preços, consultam opiniões de outros usuários e fazem e aceitam recomendações de amigos nas redes sociais.
Para as Pequenas e Médias Empresas, os benefícios do Marketing Digital são ainda mais evidentes, pois além do custo muito inferior, a internet é o meio onde boas ideias e uma boa execução podem proporcionar resultados bem relevantes.
Em 2012, segundo o AdRelevance, serviço que monitora a publicidade online, cerca de 2.500 anunciantes publicaram mais de 20 mil banners por mês. Segundo dados do Monitor Evolution do IBOPE Media, no último ano foram investidos cerca de R$ 6,5 bilhões na web.
Um estudo sobre o mercado brasileiro de publicidade digital lançado pelo eMarketer em dezembro de 2012, apontou o Brasil como um polo de atração para investimentos em mídia digital.
“O digital oferece aos anunciantes alta efetividade aliada a ferramentas de mensuração muito poderosas. É por essas características que vemos uma migração de investimentos do offline, tanto de TV quanto de impressos, para o digital”, afirmou em nota o presidente do IAB Brasil e diretor-geral do Terra, Rafael Davini.
A agência emarket vem há 12 anos ajudando pequenas e médias empresas a utilizarem a internet para alvancar seus negócios. Nesse período já atendeu empresas de diferentes segmentos em vários estados do país e também no exterior.
Meu nome é Carlos Eduardo. Sou Gerente de Marketing em uma prestadora de serviços de Porto Alegre e Proprietário de uma agência de web design e marketing digital em Cachoeirinha RS. Outro dia uma rádio local me enviou uma apresentação e tabela de preços de publicidade durante a programação e fiquei pasmo. 100 inserções de 15 segundos por R$ 5000,00. E é uma rádio de média audiência. Nem é uma líder de segmento. Pensei logo na quantidade e variedade de conteúdo que pode-se promover na internet com o mesmo orçamento e atingindo muito mais pessoas e com muito mais qualidade do que meros 15 segundos entre um programa e outro na rádio. Não é crime a rádio tentar sobreviver mas é seu dever se atualizar. Procurar outras formas de oferecer parcerias de publicidade ou irão sucumbir.