Marketing digital durante a pandemia requer atenção a novos comportamentos do consumidor
Com o aumento nas compras online durante a pandemia, mais empresas se lançam à web e o marketing digital requer atenção ao novo cenário.
O isolamento social necessário ao enfrentamento à Covid-19 mudou profundamente os hábitos do consumidor. E mais: essa mudança veio para ficar. Dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) apontam que 61% das pessoas que passaram a comprar mais online durante a pandemia afirmam que devem manter o costume uma vez que a situação de emergência em saúde pública seja controlada.
Mirando esse público, diversas empresas se propuseram a divulgar os seus produtos e serviços online durante o último ano. Entretanto, elas levam em consideração que o marketing digital na pandemia é muito diferente daquele em tempos normais? Nem sempre. O comportamento do consumidor é o cerne de qualquer ação de marketing – e ele passou por mudanças profundas desde a chegada da Covid-19 ao Brasil.
A sua empresa está aproveitando as oportunidades trazidas por essas mudanças ou ainda investe em um modelo de divulgação ultrapassado? Continue lendo e descubra!
Marketing digital deve considerar mudanças na rotina pela pandemia
Trabalhar, estudar e socializar. De uma hora para a outra, todas essas atividades passaram a ser feitas de casa. Seja por conta do fechamento de estabelecimentos comerciais ou de um receio em se expor ao novo coronavírus, cada vez mais pessoas transformaram a sua rotina e realizam cada vez mais atividades em casa.
A pergunta é: a sua empresa está atenta a essas mudanças? No caso de um eCommerce, por exemplo, a opção de retirar um produto diretamente na loja se tornou menos atrativa do que um frete mais barato e/ou mais ágil, que entregue os produtos mais rapidamente. Essa reconfiguração da rotina deve nortear toda e qualquer estratégia de marketing digital nesse período, justificando um ajuste estratégico importante em qualquer negócio.
SEO é ainda mais importante para o marketing digital na pandemia
Não há nenhuma novidade no fato de que o consumidor pesquisa – e muito – na internet antes de tomar uma decisão de compra. Agora, uma grande quantidade de pessoas trabalhando de casa, os seus clientes em potencial têm ainda mais tempo para fazer pesquisas. Ou seja: o marketing digital durante pandemia deve dar uma atenção ainda maior com o SEO.
Além dos resultados orgânicos de mecanismos de buscas, é interessante investir em links patrocinados. Quando usada da maneira correta, essa ferramenta garante a visibilidade do seu negócio até que o SEO gere resultados.
Marketing digital na pandemia deve mirar clientes de primeira viagem
Se quem já comprava online passou a fazer ainda mais aquisições dessa forma, a pandemia também fez com que muitas pessoas se tornassem clientes de eCommerce de primeira viagem. A SmartCommerce aponta que mais de 40% dos atuais clientes de empresas online fizeram a sua primeira compra desde março de 2020, quando a pandemia chegou ao Brasil.
Isso significa que o marketing digital na pandemia deve levar em consideração pessoas que não necessariamente são íntimas das compras online. É interessante tomar medidas como a produção de tutoriais que orientem como comprar e o investimento em ainda mais atestados de segurança de dados, de modo a conquistar a confiança desses clientes.
Marketing digital deve estar atento às necessidades dos idosos durante a pandemia
Desde o início da pandemia, ficou claro que a população idosa era muito mais propensa a ter formas graves da Covid-19. Por essa razão, essas pessoas foram desde cedo encorajadas a ficar em casa. No caso dos idosos que viviam sozinhos, isso significou menos ajuda de filhos e netos em atividades cotidianas, devido ao risco de contágio.
Esse cenário fez com que cada vez mais idosos realizassem compras pela internet. Assim como no caso dos clientes de primeira viagem, o marketing digital na pandemia deve estar atento às demandas específicas desse público. Elementos como o uso de fontes com boa legibilidade em seu site; a responsividade da página, de modo que ela funcione bem em diferentes dispositivos; e o uso de linguagem de fácil entendimento são diferenciais importantes para conquistar esse tipo de cliente.
Conteúdo mobile é o protagonista durante a pandemia
Nos últimos anos, os avanços na tecnologia têm feito com que cada vez mais atividades sejam realizadas por meio de smartphones. A pandemia de Covid-19 acentuou essa tendência: a consultoria Nielsen aponta que o tempo gasto em aplicativos mobile aumentou em 70%. Essa mudança, por sua vez, deve gerar um aumento de 60% no conteúdo disponível para tais plataformas.
Na prática, isso significa que o marketing digital na pandemia deve ser especialmente voltado às plataformas mobile, como smartphones e tablets. Além de medidas como garantir a responsividade do site, é interessante considerar o desenvolvimento de aplicativos próprios para facilitar as compras por parte dos clientes.
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