MEC lança TV Escola Digital Interativa
10/12/2003
O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação a Distância, implantará na próxima semana o primeiro sistema de TV Digital Interativa do País. O projeto da TV Escola Digital Interativa abrangerá inicialmente 18 escolas brasileiras e sete núcleos de tecnologia da informação — unidades que oferecem acesso à informática a estudantes, professores e comunidade.
“Estamos digitalizando a tecnologia. A intenção é utilizar a capilaridade nacional do satélite para entregar conteúdo e formação para professores e alunos”, destaca Jean-Claude Frajmund, diretor da TV Escola.
O novo serviço deverá integrar transmissão via satélite, telefonia fixa, internet em banda larga e TV digital. Ele passará também pela convergência de computadores, televisão e web colocando à disposição das escolas conteúdos de texto, voz e imagens.
Atualmente, a TV Escola funciona a partir de um sistema que inclui vídeocassete para gravar as imagens captadas por satélite, além de uma antena parabólica e um receptor. Com a nova tecnologia, um receptor único fará a captação do conteúdo.
“Esse receptor digital é um núcelo de informação. A informação chega via satélite e fica armazenada nele durante sete dias. O conteúdo, porém, pode ser gravado em CD e assistido no próprio receptor, em um computador ou em um DVD”, revela.
Segundo Frajmund, além do moderno sistema de captação de vídeos, a interatividade é uma das principais características da TV Escola Digital. Isso porque permite a transmissão de conteúdos complementares, como textos, questionários e guias de orientação. “O professor vai conversando com a TV por meio de um controle remoto”, destaca. (segue)
Camila Fusco
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!