Microsoft poderá oferecer software baseado em Linux
10/12/2002
Em uma virada estratégica importante, a Microsoft lançará software baseado no sistema operacional de código aberto Linux em 2004 para serviços de Web e servidores. A previsão é do grupo de pesquisa de mercado META.
A Microsoft, que negou ter quaisquer planos para desenvolver software para o Linux, enfrenta crescente ameaça do sistema operacional livre, à medida que este ganha mercado no setor de servidores corporativos, usados para administrar redes e dados.
O META Group previu que o Linux será usado em quase metade dos novos servidores, até 2007, ante sua fatia atual de 15% a 20%, o que tornará difícil para a Microsoft ignorá-lo como plataforma para seu software de banco de dados, serviços de Web e servidor de e-mail.
“Acreditamos que, a partir do final de 2004, a Microsoft (e seus parceiros) começarão a migrar alguns de seus aplicativos (até então) exclusivos (por exemplo, componentes .Net) para o ambiente Linux; isso gradualmente virá a incluir os principais produtos de apoio a corporações como o SQL Server, IIS e Exchange”, de acordo com o META Group.
O grupo prevê igualmente que a Microsoft vai reformular a política de preços ou separar o Windows para servidores “de modo que ele possa ser favoravelmente comparado ao Linux”.(segue)
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!