MS promove linguagem XAML junto a desenvolvedores
23/03/2006
Eliminar a distância entre os desenvolvedores de aplicações e desenvolvedores web sempre foi um desafio para companhias que desenvolvem sites de alto impacto.
Segundo a Microsoft, a resposta para esta questão é o uso de uma linguagem baseada em XML chamada XAML.
A linguagem vai ser usada em duas tecnologias por vir – o Windows Presentation Foundation Everywhere (WPF/E), discutido em detalhe pela primeira vez na segunda-feira (20/03), durante o evento MIX 06, em Las Vegas – e o Microsoft Expression Interactive Designer.
O WPF/E permite que gráficos criados para aplicações no Windows Vista possam rodar em outros sistemas operacionais e na web, disse Forest Key, diretor de ferramentas de desenvolvimento da Microsoft.
A ferramenta pode ser usada de duas formas diferentes. Na primeira, o desenvolvedor pode embutir códigos XAML para gráficos em uma aplicação para que ela rode em outra plataforma, como Macintosh, disse Key.
Outra alternativa são os plug-ins WPF/E para navegadores, que permitem que as aplicações rodem em diferentes browsers, disse o executivo.
A primeira prévia tecnológica do WPF/E está prevista para o terceiro trimestre. No primeiro semestre do próximo ano serão lançados os plug-ins para permitir a execução dos gráficos feitos para Windows no Safári (Apple), Firefox (Mozilla) ou Internet Explorer.
Elizabeth Montalbano – IDG News Service, em São Francisco.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!