Mulheres estão sintonizadas com marketing e compras pela internet
15/03/2010
A publicidade pela internet parece não incomodar as mulheres. Das entrevistadas, 97% não se importam de receber banners ou e-mail marketing com produtos de interesse, promoções ou cupons de desconto.
O contato com outras mulheres em mídias sociais é fundamental na hora da escolha de produtos. As redes sociais são usadas por 60% das mulheres para comentarem experiências de consumo, sejam positivas ou negativas. A penetração do público feminino em diversos tipos de mídia social é enorme – 93% delas acessam algum tipo de modalidade, seja serviços de mensagens instantâneas ou sites de relacionamento como Orkut ou Facebook. A opinião de outras mulheres sobre determinado produto é fundamental para elas – mais da metade já comprou algo por indicação em rede social. Entre as mídias sociais, o Orkut é a mais popular, sendo usado por 75% das entrevistadas. Sonico, Twitter e Facebook aparecem na sequência com uma média de 21% de visitação.
Segundo matéria publicada pelo Daniel Junqueira no site IDG Now, para a maioria das mulheres (67%) a internet é fonte de informações sobre produtos ou serviços desejados. Entre as entrevistadas, 42% buscam informações em sites de fabricantes, 62% procuram dicas de uso de produtos e 70% procuram em sites de busca de preço as melhores oportunidades para economizar na hora de adquirir produtos. Por consequência disso tudo, a compra pela internet é uma prática cada vez mais comum entre o público feminino. Mais da metade das entrevistadas afirmaram terem feito compras pela internet.
As mulheres são responsáveis por 80% das decisões de gastos. Ainda assim, publicitários não as observam como principal público alvo na hora de criar campanhas. Para Andiara Petterle, Chief Executive Officer (CEO) do Grupo Bolsa de Mulher, o mercado ainda não entendeu o público feminino. “Há anunciantes que falam com as mulheres, mas ainda é preciso um salto grande nessa área. “Mulheres são intensas e emotivas. É preciso estudar o comportamento delas para ofertar do jeito certo. Não basta pintar de cor de rosa para elas ficarem felizes”, brinca.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!