Mundo chega a 2 bilhões de internautas e Brasil domina o Twitter
22/10/2010
Segundo a ITU – União Internacional de Telecomunicações – até o fim deste ano a internet irá ultrapassar os 2 bilhões de usuários. O que significa quase 30% da população mundial conectada, marca que tinha expectativas de ser atingida apenas em 2018 – segundo previsão da própria ITU em 1999.
A ITU aponta o acesso público à internet e banda larga como um dos principais fatores que impulsionarão o crescimento da população conectada nos países em desenvolvimento. “A banda larga é o ponto de inflexão para a tecnologia de transformação. Ela pode gerar empregos, impulsionar o crescimento e a produtividade, além de reforçar a competitividade econômica”.
O número de internautas brasileiros também vem crescendo, mas o que mais impressiona é a aceitação das redes sociais em geral e principalmente o Twitter no país. Uma matéria revista norte-americana “Time” diz que os brasileiros são os que mais usam Twitter no mundo. Uma pesquisa da ComScore constatou que 23% dos usuários de internet do Brasil acessaram o Twitter em agosto, um percentual maior do que o registrado em qualquer país do mundo.
Nos Estados Unidos, a taxa é de 11,9%. Em termos absolutos, no entanto, os país está bem à frente do Brasil porque tem uma população maior com acesso à internet. Do tráfego total do Twitter, 65% vêm dos norte-americanos.
Para Katie Stanton, vice-presidente da divisão internacional do Twitter, o Brasil tem se demonstrado eufórico com a rede social. De acordo com a publicação, as razões estão arraigadas na história cultural do país. O professor James Green, de estudos brasileiros da universidade de Brown, nos EUA, palpita que o comportamento do brasileiro nas redes sociais hoje é fruto de um passado de autoritarismo, marcado pela ditadura. "O País tem uma sede tremenda de descobrir o que o mundo está pensando", afirmou.
Considerando que o objetivo de ambos candidatos é aumentar e melhorar o acesso à internet no país, podmos considerar que o número de internautas continuará crescendo e também a utilização das redes sociais fazendo com que o Brasil continue se destacando cada vez mais no mundo online.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!