Navegador Opera 9 traz facilidades para desenvolvedores de sites
28/06/2006
A Opera Software anunciou na semana passada o lançamento da versão 9 de seu navegador web gratuito Opera, disponível para as plataformas Macintosh, Windows e Linux em mais de 25 idiomas, inclusive português brasileiro.
Segundo o press release, a nova versão do Opera oferece suporte a BitTorrent e uma variedade de widgets, que podem ser criados usando-se padrões web como JavaScript, CSS, HTML e SVG e tecnologias como AJAX.
Foram preservados fatores como segurança e velocidade “esperados por milhões de fãs do Opera”, segundo a empresa, que diz também que o recurso bloqueador de janelas pop-up foi melhorado.
A aparência da interface do produto pode ser modificada através do uso de diferentes “peles” (skins).
O novo Opera inclui ainda ferramentas que facilitam o trabalho dos desenvolvedores de websites de ajustar-se aos emergentes padrões abertos, como o Extensible Rendering Architecture (ERA), que ajuda o desenvolvedor a certificar-se de que seu site funciona bem em qualquer navegador, inclusive de telefones celulares e do Wii, da Nintendo.
O Opera 9 pode ser baixado nesta página do site da empresa.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!