Número de pessoas que assistem vídeos online vai aumentar 4 X até 2013
06/06/2008
O número de pessoas que assistirão vídeos online quadruplicará até 2013, atingindo o total de 1 bilhão de internautas, de acordo com a última pesquisa da ABI Research.
A rápida expansão dos serviços de vídeos na Internet criará oportunidades em diferentes mercados, diz o analista Cesar Bachelet. Não apenas para os produtores de conteúdo, como canais de TV BBC e NBC Universal, e portais de Internet, como AOL e Yahoo!, mas também para um grande número de usuários domésticos que postam vídeos nos sites YouTube e Dailymotion. Além desses, canais de cinema, como CinemaNow e Lovefilm, e provedores de TV pela Internet, como Apple e Zatto, usufruirão do aquecimento do setor.
Da mesma forma como novas oportunidades de negócio surgirão, a capacidade da banda larga por onde trafegará o conteúdo online precisará expandir ou mudar nos próximos anos para suportar o aumento da demanda.
Bachelet diz que o método de entrega desse conteúdo será outro, "algo como uma rede híbrida que misture algumas tecnologias ou as redes P2P", diz. Atualmente, o internauta faz simplesmente o download do vídeo que deseja ver. Se isso o número de usuários aumentará até 2013, a Internet ficará sobrecarregada.
Numa definição sucinta, P2P é uma tecnologia para estabelecer uma espécie de rede de computadores virtual, onde cada estação possui capacidades e responsabilidades equivalentes. Difere da arquitetura cliente/servidor, no qual alguns computadores são dedicados a servirem dados a outros.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!