O seu site é somente institucional ou também gera negócios?
23/02/2008
Na semana que passou li que finalmente o Ibope vai passar a incluir a propaganda online na lista das mídias auditadas durante o próximo ano. Até o momento, o levantamento considera apenas meios tradicionais, além do cinema que foi incluído neste último estudo. A notícia, que é positiva por um lado, me deixou ao mesmo tempo perplexo. Pasmem! O Ibope mede os investimentos em publicidade no cinema e não leva em conta a publicidade na internet. Eu, particularmente, acho um absurdo. Há pelo menos 4 anos as empresas vêm aumentando os investimentos em marketing digital. Isso no Brasil, é claro, porque na Europa e nos EUA essa história já é antiga. Ano após ano vemos os investimentos publicitários na internet aumentarem significativamente. E só agora a internet conseguiu "seduzir o Ibope" conforme diz a manchete da notícia. Em 2007, o setor de mídia online movimentou R$ 500 milhões no Brasil, cerca de 2,7% do bolo publicitário. A expectativa é que em 2008 o share chegue a 4,5%. Na Europa as pessoas já usam mais a internet do que a televisão e no Brasil, entre os mais jovens, isso também já ocorre. E os anunciantes, é claro, estão atentos a isso. Mas o Ibope e também muitas agências de publicidade não sabiam disso.
Amigo empresário, faço um desafio. Corrija todos esses erros no seu site, invista mais em relacionamento com o seu público e em ações de publicidade e marketing, e vamos ver se o seu site não vai vender. Garanto que você vai se surpreender e que na próxima enquete sua resposta não vai ser mais a mesma.
Ricardo Prates Morais é consultor em web marketing da agência emarket e editor da emarket News e do blog Publicidade na Web.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!