Os desafios do varejo online

15/01/2008

Sucharita Mulpuru, da Forrester Research, falou há pouco sobre os desafios do comércio eletrônico para os varejistas. Uma pesquisa conduzida pelo instituto revela que os consumidores ainda preferem comprar numa loja física e aqueles que fazem compras online querem ter mais comodidade, não querem pegar fila no estacionamento e encontram boa variedade de produtos na web.

De acordo com o especialista, as empresas ainda tem muito o que aprimorar quando o assunto é loja virtual e há alguns fatores que as impedem de expandir seus negócios por meio desse canal. Um deles é que as compras online ainda não são fáceis para a maioria dos consumidores; outro ponto é que as próprias empresas ainda priorizam o espaco fisico.

“Fui tentar comprar na web um sapato para meu filho de três anos, mas fiquei com dúvidas em relação ao tamanho. Enviei um e-mail para a loja e a resposta foi para que eu me dirigisse a um dos endereços onde poderia experimentar diferentes tamanhos. Ou seja, ainda há varias oportunidades para essas empresas melhorarem seus processos e ofertas”, comentou.

Outro fator que precisa ser aprimorado é que os varejistas estão preocupados em adquirir novos clientes e não em reter os já existentes. “68% dos consumidores que compram em determinada loja, também fazem compras nos concorrentes. Será que aquisição é uma estratégia melhor que retenção? Eu acredito que não”, disse. “Além disso, os varejistas olham apenas uns para os outros em vez de ouvir seus clientes”, ressaltou.

Por Christye Cantero, de Nova York

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