Para internautas, Internet influencia mais que TV na decisão de compra
29/05/2012
A internet se tornou um importante canal de vendas para empresas de todos os segmentos. Cada vez mais, os brasileiros trocam as lojas físicas pelas compras com poucos cliques. 93% dos internautas brasileiros já realizaram compras online e 62% o fazem todos os meses. Os dados fazem parte da pesquisa sobre o comportamento do e-consumidor brasileiro realizada pela Hi-Mídia e M.Sense.
De acordo com o estudo, a internet é a grande influenciadora da decisão de compra. 77% dos entrevistados afirmaram que buscam informações sobre os produtos em sites de busca, redes sociais, blogs ou sites institucionais das empresas. "E mesmo quando a compra não é realizada pela internet, a consulta de informações na rede é considerada essencial no processo de decisão, o que torna necessária a presença digital mesmo para marcas que não utilizam o canal de venda online diretamente", afirma Bruno Maletta, sócio da M. Sense.
Apesar da diferença no volume de investimento ainda ser muito grande, a publicidade online ganha cada vez mais importância junto aos consumidores. A mesma pesquisa informou que 47% dos internautas a consideram muito influente, contra 38% que julgam que a publicidade na TV exerce muita influência na hora da compra. Esse dado reforça ainda mais a necessidade das empresas investirem em uma presença online mais forte.
Preço e comodidade
A pesquisa apontou também os motivos que levam os internautas a utilizarem a internet para comprar produtos: 68% dos internautas informaram que compram online por causa do preço (principalmente entre os homens) e 56% por conta da comodidade (mais citado pelas mulheres). Variedade dos produtos, facilidade de pagamento e busca de dicas e informações também foram apontadas pelos entrevistados como principais motivos para comprar online.
Para finalizar o dado mais impressionante da pesquisa: praticamente todos os consumidores comparam preços na internet antes de fazer suas compras, independente se as realizarão em lojas físicas ou online.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!