Pequenas e médias empresas precisam de marketing para se destacar
28/05/2008
As pequenas e médias empresas podem se deparar muitas vezes com problemas tão difíceis quanto os de uma grande empresa. Por isso, o maior instrumento de marketing que os empresários podem contar são os próprios colaboradores.
Se o empresário implantar a cultura do marketing nos funcionários, estes profissionais poderão ser multiplicadores das idéias, com um custo praticamente nulo.
Clientes
Outra parte colaboradora das pequenas e médias empresas são os clientes, que são fundamentais para o sucesso da realização do negócio. A lealdade do cliente contribui mais do que a lucratividade em longo prazo nas empresas.
O fato de conquistar a fidelidade do cliente pode trazer benefícios como mais negócios e mais clientes, que pode ser difundido através de uma entrega de serviço acima do esperado, pois é o melhor que uma empresa pode fazer para crescer de forma sustentável e rentável.
Táticas
Para conquistar o mercado, as MPEs precisam ter um diferencial, como site, um bom atendimento ao cliente, identidade corporativa e prestar devida atenção aos clientes para poder fidelizá-los.
O site pode ser considerado como forma de tática por causa dos mecanismos de busca, com isso, eles podem ajudar sendo objetivos, fáceis de navegar e ainda ter alguma parte investida em patrocínio.
É importante também que a empresa saiba identificar se o cliente é antigo ou é o primeiro contato, primeiramente dedicando um bom treinamento para recepcionistas que deverão passar a ligação do cliente conforme a necessidade.
Atenção ao cliente
Quem já mantém contato com a empresa merece atenção redobrada, pois dependendo do produto ou serviço que a empresa vende, conquistar um novo cliente pode custar entre cinco e vinte vezes mais do que manter aquele que já é cliente.
A dedicação pode ser proveniente da resposta de um e-mail no mesmo dia, de forma pertinente e com um bom português, por exemplo, entre outros métodos.
Estabelecer uma identidade corporativa é fundamental, sendo que o site, a nota fiscal, o cartão de visita têm que ter a mesma cara que, por exemplo, o letreiro da empresa.
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