Plataformas de CMS facilitam a oferta de conteúdo de valor aos clientes
A criação e distribuição de conteúdo relevante e valioso é uma maneira viável de atingir novos públicos, construir conexões mais fortes com os clientes já existentes, promover sua marca, produtos ou serviços, bem como direcionar tráfego da web para seu site. Um conteúdo consistente e de alta qualidade não apenas permite que os usuários o vejam como uma autoridade no seu segmento, mas também atua como combustível para as outras técnicas de marketing digital.
O conteúdo é a chave para os esforços de marketing, pois está relacionado com todas as formas de publicidade digital, incluindo artigos de blog, e-books, vídeos, postagens em mídias sociais e muito mais. Quanto mais você puder integrar todas essas formas de marketing em seus esforços diários, semanais e mensais, maiores serão suas chances de alcançar o seu público-alvo.
Importância de manter seu site atualizado
Além da atenção ao conteúdo, a atualização regular do site é uma parte importante da administração de qualquer negócio com presença online. Quando você mantém o seu site atualizado, tanto em relação ao layout, como a textos e informações precisas e completas, os usuários saberão que estão diante de uma preciosa fonte de informação e que encontrarão tudo que procuram. Hoje em dia, a maioria das pesquisas para encontrar produtos ou serviços e para comparação de preços é feita por meio da web. Portanto, quanto mais atualizado, organizado e com boa aparência for o seu site, mais propensos estarão os visitantes a efetivar uma compra.
Mas mesmo sabendo que um conteúdo de qualidade em um site organizado são a chave para os esforços de marketing, muitas empresas ainda gerenciam estes conteúdos de forma errada, sem um planejamento para as publicações e postagens, sem segmentação adequada e sem uma frequência padrão. Na verdade, essa deficiência é justificada por uma suposta falta de conhecimento e dificuldade com a programação de um website eficiente.
A chave para fornecer uma ótima experiencia digital do seu negócio é priorizar o CMS, uma ferramenta fundamental para entender seus clientes e atendê-los da melhor maneira possível. Uma plataforma de CMS pode atuar como um ativo para o seu negócio, ajudando-o a manter o seu site atualizado, personalizado, com conteúdo relevante e o marketing no topo do seu jogo, sempre.
O que é uma plataforma de CMS?
Uma plataforma CMS (Content Management System ou Sistema de Gestão de Conteúdo) é um aplicativo de software utilizado para publicar, gerenciar e armazenar conteúdo, permitindo que você ou sua equipe de marketing crie, edite ou publique conteúdo digital sem a ajuda de um desenvolvedor. Se bem usado, esse sistema garante o conjunto certo de ferramentas de formatação, publicação e gerenciamento de conteúdo em uma interface amigável.
O CMS basicamente é o coração da sua estratégia digital – pode ajudá-lo a separar o conteúdo para diferentes segmentos de usuários e personalizar os designs das páginas de destino de acordo com as preferências do seu público consumidor. Usando uma plataforma CMS, as empresas também podem reutilizar conteúdo e elementos de design em vários portais e sites.
Quais são as plataformas CMS mais utilizadas?
Atualmente existem diversas plataformas CMS que oferecem os recursos de gerenciamento de conteúdo de forma simplificada, para que usuários sem conhecimentos de programação possam criar, personalizar e publicar em um site ou blog. O uso de algumas delas, como o WordPress, por exemplo, é gratuito, enquanto outras contam com planos de assinatura.
Naturalmente, algumas plataformas CMS são mais utilizadas do que outras, seja pela sua confiabilidade, facilidade de uso ou especialidade. A seguir estão três plataformas CMS e os motivos do seu sucesso entre os usuários:
WordPress – A plataforma mais popular do mundo, que configura 43% dos sites da web, além de ser gratuita e contar com código aberto (o que é muito valorizado pelos usuários) é bastante completa, com recursos para criação de blogs, lojas online, portfolios, entre outros. WordPress disponibiliza diversos plugins personalizados para aprimorar a experiência no site, tornando-o mais atrativo e interativo.
Joomla – outra plataforma CMS de código aberto, Joomla é bastante popular em empresas de todo o mundo. Assim como o WordPress, conta com diversas extensões, como otimização SEO e plugins para aprimorar a interação e facilitar a navegação. Joomla ainda se integra com diversas ferramentas de gerenciamento de conteúdo e experiência dos usuários, favorecendo a captação de leads e a automação de marketing.
Drupal – entre as citadas, essa plataforma é a que detém a menor parcela do mercado, porém, além de contar com os recursos essenciais de CMS, Drupal é considerada mais segura e oferece recursos de gerenciamento avançado e configuração de permissão. Conta também com sistema flexível de conteúdo e pós-criação, e suporte multilíngue.
Os recursos de uma plataforma CMS incluem:
- Criação e personalização de sites;
- Edição de páginas web e publicação;
- Criação e edição de posts;
- Moderação de comentários e interações;
- Instalação de plugins e widgets;
- Biblioteca de mídia para armazenamento e publicação de vídeos e fotos;
- Criação de loja-online, sistema de vendas e controle de estoque;
Uso do CMS no e-commerce
Existem muitas plataformas de e-commerce acessíveis, entretanto, as de CMS oferecem vantagens devido ao fato de algumas serem gratuitas ou de código aberto – open-source. Na verdade, o CMS revolucionou a forma de colocar uma loja online no ar, tanto para grandes empresas como para os pequenos negócios.
Um software CMS permite que os proprietários de e-commerce criem, editem e publiquem conteúdo digital sem utilizar nenhum código de programação. Permite também que modifiquem a aparência da loja online, como alterar o layout da página do produto, adicionar banners promocionais ou adicionar rapidamente novas seções do site para promover melhor os produtos.
Entre os CMS mais conhecidos para quem pretende abrir uma loja online estão: Magento, uma das principais plataformas de CMS para e-commerce do mundo; PrestaShop; Joomla e WordPress (Woocommerce). Essas plataformas têm uma variedade muito grande de plugins e vantagens de personalização de layout.
Vantagens das plataformas CMS para e-commerce:
- Otimização para SEO (estratégia para atrair usuários para o seu site);
- Promoção de produtos e fácil inserções de banners promocionais;
- Criação de loja online com catálogo;
- Configuração de cupons promocionais;
- Integração com os meios de pagamento mais usados no mercado;
- Integração com as principais ferramentas de análise de métricas, como Google Analytics;
- Plataformas totalmente responsivas, tanto para celular como para computador;
- Grande variedade de Plugins.
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