Por que a plataforma WordPress é a melhor para o seu site?
Ao criar um site é preciso tomar uma série de decisões: qual layout usar, quais cores são as melhores, como será sua página inicial, se terá um blog ou não. Mas uma das mais fundamentais e que muitos não sabem é qual CMS (Sistema de Gestão de Conteúdos, em inglês) usar. Entre as várias opções disponíveis a plataforma WordPress é a melhor na grande parte dos casos.
Mais de 25% dos sites da internet são feitos usando a plataforma WordPress, desde blogs pessoais até sites como o da BBC America e o blog oficial da franquia Star Wars. Há muitas razões para isso: tanto sua versão gratuita como a comum são fáceis de usar e como há milhões de desenvolvedores trabalhando com a plataforma, a todo momento surgem plugins e modelos de site novos que melhorar ou complementam a experiência de usar o site, o que também impacta no SEO (falaremos mais abaixo).
Desde profissionais com grande experiência até quem está começando pode optar pela plataforma WordPress e essa ser a decisão correta porque estamos falando de uma ferramenta muito versátil. Quem quiser usar o básico do básico ou quem optar por um site pesado em gráficos e com design moderno pode escolher o WordPress e trabalhar em cima dele.
Essa opção também é uma boa para quem já tem um site mas não está feliz com sua complexidade, lentidão, falta de atualizações ou qualquer outra reclamação. Realizar uma migração pode ser trabalhoso, mas o investimento de tempo vale a pena.
A plataforma WordPress é o melhor CMS para SEO
O oferecimento de uma boa experiência também é uma razão para os sites WordPress serem mais fáceis de trabalhar para quem procura fazer bom SEO. É muito fácil alterar URLs, otimizar conteúdo com plugins como o Yoast, usar imagens, criar headings, enfim, usar todas as boas práticas de SEO para suas páginas aparecerem lá em cima nos mecanismos de busca.
Com seus plugins e atualizações é possível fazer o chamado on page SEO de forma muito fácil e deixar o conteúdo de todas as páginas otimizado. Questões mais técnicas como gerar um mapa do site, um arquivo robots.txt, fazer as integrações com o Google Search Console e Google Analytics e outras ações de SEO também são bastante simples.
Para o dono do website, optar pela plataforma WordPress também significa facilitar a vida no momento de pedir por alterações, mudanças e melhorias, já que há muitos mais profissionais especializados nesse CMS do que qualquer outro, além dele ser muito intuitivo (e por isso de fácil manutenção caso o dono precise também arregaçar as mangas).
Técnicas de SEO para WordPress
O SEO pode ser complexo, por isso ter ferramentas que facilitem o processo é fundamental. A plataforma WordPress é uma delas. Além de optar pelo WP logo de cara ao criar um site, você pode melhorar seu SEO com as seguintes ações.
- Use um layout simples, fácil de navegar e leve
- Sempre pense nos dispositivos móveis e como é sua experiência
- Use plugins especializados de SEO (falaremos mais abaixo)
- Otimize o conteúdo de páginas e artigos, usando headings e imagens.
- Crie um sitemap e as integrações com o Analytics e o Search Console do Google
- Não crie anúncios que derrubam a experiência do site
Melhores plugins WordPress para SEO
Falamos bastante dos plugins que sem dúvidas melhoram a experiência de todos os envolvidos com um site WordPress. Se você está pensando em melhorar o SEO do WordPress ou então já fazer o trabalho de otimização logo de cara, estes plugins são excelentes.
Yoast
O Yoast SEO é fundamental para otimizar os conteúdos de páginas e artigos, com seu sistema de cores e explicações sobre o que melhorar, seja usando mais palavras-chave (ou menos), mais headings, aumentar o uso de conectivos, colocar alt tag nas imagens e muito mais. O Yoast também executa análises e traz insights de valor que precisam ser seguidos.
WP Rocket
O tempo de carregamento e velocidade serem vistos como pontos positivos de SEO é algo recente, mas que faz todo o sentido. E o WP Rocket ajuda a criar um site mais rápido e ágil, incentivando leitores e usuários a carregarem páginas e ficar no site, o que gera um efeito bola de neve. Mais tempo de página, menor taxa de rejeição, melhor reputação e posicionamento.
AMP
Com o boom dos dispositivos móveis, a preocupação com o carregamento de páginas também cresceu, afinal sites pesados, com muitas imagens e efeitos audiovisuais não abririam bem em celulares. Com isso surgiu o AMP (Páginas Móveis Aceleradas), que automaticamente transforma esses sites em versões mais otimizadas e cleans.
Caso você tenha dúvidas sobre como usar a plataforma WordPress e se ela é a melhor escolha para seu negócio, entre em contato conosco para uma consultoria especializada sobre o assunto.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!