Primeiro número puro mostra que web bate TV paga em publicidade
02/05/2003
O primeiro número puro da publicidade na web mostra que o meio digital já fatura mais com anúncios do que a TV paga. A receita publicitária da internet no ano passado foi de R$ 187 milhões, contra um faturamento de R$ 183 milhões da TV por assinatura, mídia de menor expressão no bolo publicitário. Não é possível comparar a participação dos dois meios no bolo, pois a rede é pesquisada separadamente.
O número da web, levantado pelo projeto Inter-Meios com chancela da empresa de auditoria PricewaterhouseCoopers, é puro porque pela primeira vez exclui da receita da internet os valores de permuta e a verba investida nos portais pelas companhias telefônicas.
Com estes recursos somados, a receita da mídia iria a R$ 259 milhões, o que representa um crescimento de 15% sobre o faturamento de R$ 225 milhões medido em 2001, quando a PricewaterhouseCoopers ainda contabilizava a permuta e a verba de telecom. Em 2001, a web bateu também a mídia exterior.
O número puro pode parecer pequeno, mas ele está em franca expansão. O faturamento publicitário da rede cresceu ao longo de todo o ano em 2002 e deve seguir neste ritmo. (segue)
Maria Carolina Maia
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!