Publicidade online deve crescer 15%
15/12/2003
A publicidade online deve fechar o ano com uma movimentação de cerca de R$ 175 milhões – crescimento de 15% em relação aos R$ 152 milhões registrados em 2002. Essa é uma das conclusões de um novo estudo realizado pela E-Consulting com o apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net).
O montante equivale a 1,5% do bolo publicitário total do país. Para os próximos dois anos, o índice de crescimento anual previsto é de aproximadamente 16%. Desta forma, a publicidade online deve atingir R$ 203 milhões em 2004 e R$ 235 milhões em 2005.
Segundo Letícia Karasaukas, coordenadora do Experience Lab da E-Consulting Corp, as tendências para o segmento são os links patrocinados – tipo de anúncio que tende a atrair anunciantes que não podem pagar uma agência – e o aumento do controle sobre o uso indiscriminado do e-mail marketing por entidades do setor via políticas anti-spam e legislação específica.
A E-Consulting também projeta para o próximo biênio o crescimento das atividades focadas na Web das agências de publicidade e agências especializadas em BTLs (Below The Lines), bem como do modelo de propaganda online focada em multimídia, interatividade e experiência, o chamado marketing experiencial.
A analista ressalta ainda a necessidade da criação de novos modelos e formatos de propaganda online, o que será incentivado com o advento e a validação comercial de outras mídias convergentes, como TV digital, celular, palm etc.
Sites relacionados:
www.camara-e.net
www.e-consultingcorp.com.br
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