Publicidade online no Brasil alcança R$ 724 milhões em 2009

04/02/2010

Dados do Projeto Inter-Meios apontam que o mercado publicitário brasileiro faturou 17,54  bilhões de reais entre janeiro e outubro de 2009. O desempenho é similar ao registrado no mesmo período de 2008, quando alcançou faturamento de 17,42 bilhões de reais. O crescimento nominal nesse intervalo de 12 meses foi de 0,67%  

A exemplo do que já ocorreu em anos anteriores, a internet foi o meio que mais cresceu, embora a um ritmo menor: a expansão entre janeiro e outubro do ano passado foi de 21,5%, o que fez esse setor alcançar um faturamento de 724,7 milhões de reais com publicidade e participação de 4,1% no total do faturamento do mercado publicitário.   

Para dar uma ideia, em 2008 a internet teve participação de 3,5% do mercado publicitário e um faturamento de 760 milhões de reais, um aumento de 44,18% em relação a 2007.

No início do ano, o Interactive Advertising Bureau (IAB), entidade que representa o setor de internet, projetou um crescimento de 30% para o meio no País em todo o ano de 2009.

Os dados consolidados de 2009 ainda não foram divulgados, mas, pelo que vê do desempenho registrado até outubro, é provável que essa marca não se confirme. A redução do ritmo de crescimento se deve  à crise financeira, que freou os investimentos em mídia por parte das empresas. 

Responsável por 60,6% do bolo publicitário, a TV cresceu 4,2% entre janeiro e outubro de 2009 e teve um faturamento de 10,6 bilhões de reais. O meio rádio teve expansão de 7,2%, com um faturamento de 786 milhões de reais.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.