Quase 20% dos brasileiros fazem compras pela internet

14/07/2011

Uma pesquisa recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelou que 19% dos 73 milhões de internautas brasileiros utilizam os serviços de vendas online, o que representa 14,1 milhões de compradores pela internet.

O maior nível de utilização é encontrado entre os usuários homens (22%), com ensino superior (41%), das classes A (59%) e B (33%).

As conclusões da análise do Ipea indicam que os internautas que acessam computadores em casa ou no trabalho tem maior propensão a realizar compras online.

“O crescimento das classes C e D tem sido importante, mas não basta apenas ter o acesso em lan house ou telecentro.

É preciso levar até a casa das pessoas, por que isso aumentaria o uso de tecnologias como o comércio eletrônico e o ensino à distância. As pessoas não se sentem seguras em, por exemplo, usar o cartão de crédito nos computadores públicos”, explicou Kubota.

O estudo aponta também que a adoção do comércio eletrônico tem aumentado a produtividade do varejo brasileiro. A implantação desse tipo de inovação propicia redução de custos de transação, mas, por outro lado, exige que as empresas reorganizem sua cadeia de suprimentos, sua estrutura de tecnologia de informação e possuam pessoal qualificado.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.