Questões importantes sobre o Marketing na Internet

14/09/2009

O Congresso de Buscadores, SEO, SEM e Marketing Online realizado em Barcelona no início deste ano trouxe muitas questões importantes sobre as novas perspectivas do Marketing na internet. Os assuntos abordados foram desde a importância da relevância dos conteúdos, das redes sociais, gestão da reputação online, posicionamento em buscadores, SEO, Analítica Web, ORM, entre outros.

Falou-se sobre as tendências da internet e das mudanças do perfil dos usuários, entre elas, as ferramentas de publicação de conteúdo estão em contínua evolução e são cada vez mais acessíveis; a explosão de fontes de informação, fragmentação da audiência; inteligência coletiva; personalização; capacidade de atenção limitada; a usabilidade como grande objetivo de qualquer site. Atualmente, o usuário não tem paciência, ele tem que encontrar as informações que deseja de forma rápida.

Os grandes protagonistas do evento foram as redes sociais, analítica Web e Reputação online. Abordou-se muito a questão de como otimizar os conteúdos gerados pelos usuários. Diante disso, que estratégia seguir frente ao auge dos conteúdos sociais? Tudo indica que uma estratégia de otimização para buscadores deve ser integral, abarcar desde os conteúdos web até materiais multimídia e conteúdo criado pelos usuários.

E como medir, analisar e otimizar os resultados em redes socais ou outros canais? Todo o profissional da área tem muito que fazer neste sentido, as empresas necessitam satisfazer os clientes e a Analítica Web é um aliado indiscutível para medir isto.  Profissionais do Google falaram sobre o Google Analytics, a importância de medir as conversões para melhor gerenciar o ROI em Campanhas online. A importância de utilização de Segmentos Avançados para aprofundar o conhecimento do perfil do usuário.

A ORM (Online Reputation Management), abordada por vários palestrantes, é um assunto ainda muito pouco discutido e desenvolvido de fato. Por isto, a Igne Inteligência Digital resolveu participar, porque o Brasil precisa estar ligado nestas novas estratégias Online. O poder dos usuários no desenvolvimento do conhecimento coletivo foi potencializado de maneira exponencial através da web. E as empresas precisam atentar para o quanto as redes socais e os buscadores são importantes para a reputação de uma marca.

Fala-se que o Google é muito mais do que um buscador, é sim, um rankeador de reputação. O Google estima receber dois bilhões de pesquisas por dia. Dois bilhões de pessoas que acessam os buscadores, muitas vezes para se informar sobre um produto ou serviço. E você sabe o que seus clientes estão falando de você na internet? Sabe como eles estão buscando os produtos que consomem?

O poder do marketing está nas mãos dos usuários, que comentam quando um produto agradou, quando o atendimento foi bom, mas também, com a total liberdade de expressarem seus sentimentos, criticam quando sentem vontade. E compartilham idéias com outros consumidores, de forma nunca antes pensada pelo marketing. O marketing boca-boca está realmente globalizado porque um consumidor do Brasil pode trocar idéia com um consumidor da Europa ou EUA em poucos segundos.

As empresas, sejam nacionais ou internacionais, precisam estar atentas a este poder cada vez maior que os clientes possuem. Saber o que os clientes falam das marcas é questão de sobrevivência hoje. Monitorar isto é garantia de negócios. E isto não significa monitorar somente o seu site, significa entrar em redes sociais, estar no Linkedin, no Twitter, utilizar RSS, Widgets, blogs, podcast, saber o que os concorrentes estão falando, o que os clientes estão falando dos concorrentes, trocar idéia com os consumidores dos seus produtos, estar nas comunidades que falam sobre o seu ramo de atuação.

E tudo isto, não é assunto somente para grandes empresas, as pequenas e médias empresas devem estar muito antenados a esta nova realidade, pois o “P” de Promoção foi alterado de forma radical e a cada dia nos surpreende com novas possibilidades.

Taisa Dalla Valle é sócia/gerente de Marketing Online da Igne Inteligência Digital, formada em Relações Públicas pela UFSM e com MBA em Marketing Estratégico pela UNISC.

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