Real abre o código de seu player para desenvolvedores
29/10
A RealNetworks começará a oferecer, a partir de hoje (29/10), a base do código fonte de seu media player para desenvolvedores independentes e universidades, permitindo que eles criem versões gratuitas do player para rodar nos sistemas operacionais Windows, Mac OS X e Linux. O anúncio vem a ser o primeiro de uma série de produtos de código aberto que a companhia planeja oferecer sob sua iniciativa conhecida como Helix. No ano que vem, a empresa espera lançar um servidor de mídia de código aberto, bem como uma tecnologia gratuita para codificar arquivos de áudio e vídeo.
O Helix DNA Client, que estará disponível na Internet a partir de hoje, é uma versão de código aberto do mecanismo que fornece energia ao RealOne Player da companhia. Ele pode ser embutido em diversos dispositivos como telefones celulares, set-top boxes, receptores de home audio e PCs, de forma que os usuários possam reproduzir conteúdo digital no formato stream em tais aparelhos.
A empresa irá lançar o código fonte do player sob duas licenças. A primeira permitirá que desenvolvedores individuais e universidades criem, gratuitamente, versões do media player para uso não comercial. A outra estará disponível para organizações que desenvolvem players para propósitos comerciais. Sob este cenário, as companhias irão receber licenciamento gratuito para as primeiras milhões de unidades fornecidas anualmente e pagar US$ 0,10 nas adicionais.
[ Matt Berger – IDG News Service, San Francisco ]
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!