Redes Sociais não levam usuários ao isolamento
05/11/2009
Estudo aponta que redes sociais proporcionam o aumento de comunicação e interação entre pessoas no mundo virtual e real
Uma pesquisa realizada com 2.512 americanos pelo Pew Internet and American Life Project revela que as redes sociais, como Facebook,Twitter e Orkut, não destruirão os relacionamentos pessoais. O estudo conclui que ao invés do isolamento social, as redes geram um aumento da comunicação e interação entre as pessoas no universo digital e também fora da internet.
De acordo com a pesquisa, o uso da web não retira as pessoas dos cafés, museus e bares. Pelo contrário, os usuários que utilizam essas redes estão mais propensos a frequentar locais públicos e festas. A pesquisa mostra também, que embora tenha ocorrido um aumento de contatos telefônicos impulsionados pelos celulares, o contato pessoal é mais importante às pessoas entrevistadas.
Os dados também apontam uma disseminação maior de faixa etária, não centralizada apenas nos jovens. A idade média dos usuários ativos do Twitter, por exemplo, é de 31 anos. Já Facebook, de 33, número que cresceu desde a última análise realizada em maio de 2008, que fixava a idade dos usuários em 26 anos.
“As pessoas moldam a tecnologia muito mais do que o contrário. Por este motivo, os resultados da pesquisa sugerem que elas estão abertas às novas tecnologias de comunicação e não temem que seu uso vá enviá-las à uma espiral de isolamento,” diz Keith Hampton, autor do estudo.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!