Reviews e depoimentos são importantes para o marketing do seu e-commerce
O e-commerce brasileiro teve um bom ano. Uma projeção feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em início de dezembro, apontava um faturamento de R$ 81,3 bilhões em 2019, 18% a mais que em 2018. Das 87 mil lojas virtuais existentes no país, o faturamento das pequenas e médias empresas foi de 29% do total, segundo a entidade.
Um estudo realizado pela DHL, o e-commerce deve crescer cerca de 22% em 2020 na América Latina, principalmente devido aos dois maiores mercads: Brasil e México.
Dados como esses, assocados à redução da taxa Selic ara 4,25% ao ano e mais a previsao de crescimento do PIB pra 2,20% reforça a importânca das empresas investirem cada vez mais no comércio eletrônico.
Um site de vendas bem sucedido requer atenção a toda uma gama de detalhes e é claro, de um planejamento de marketing dgital, que deve incluir estratégias em redes sociais, sites de busca e comparação de preços e cupons de desconto, entre outras.
O trabalho de uma equipe de marketing define questões estruturais como o posicionamento, o público-alvo e a segmentação da empresa, além de detalhes indispensáveis, como o design do website. Mas esse esforço deve ser complementado pelos reviews e depoimentos de cliientes no site.
Entenda melhor sobre o que são esses reviews e como eles podem ajudar
Review é um termo em inglês que significa avaliação. Em uma plataforma de e-commerce, os reviews são feedbacks, geralmente em uma escala de 5 estrelas e um depoimento em texto, feitos pelos clientes a partir da sua experiência com a marca.
A Universidade norteamericana Northwestern realizou uma pesquisa de mercado que comprova sua importância. Seus resultados demonstraram que mais de 95% dos compradores se baseiam em avaliações online antes de efetuar uma compra. Além disso, produtos com 5 ou mais avaliações têm uma probabilidade 270% maior de compra do que produtos com zero comentários.
Esses números atestam o quão imprescindível é, não somente disponibilizar um espaço para reviews e depoimentos, mas também criar ações específicas para que os clientes os façam.
Reviews aumentam a credibilidade e confiança na marca
Os reviews e depoimentos de clientes são úteis para aumentar a reputação da marca, encontrar novos clientes e movimentar negócios com mais facilidade. A pesquisa Local Consumer Review Survey 2017 apontou que 57% do público compra apenas de empresas com quatro ou mais estrelas.
Por mais bem concebida que seja, a estratégia de marketing de uma empresa precisa ser complementada com feedbacks dos clientes. Esses depoimentos são insubstituíveis porque são espontâneos e aumentam a credibilidade da mensagem propagada pela equipe de marketing.
A forma como o consumidor tem se comportado online é cada vez mais significativa. O crescimento das redes sociais provocou uma mudança de paradigma na forma como as pessoas se comunicam e até na sua decisão de compra. Hoje em dia, os consumidores têm mais controle do que nunca sobre a reputação de uma marca, pois têm em mãos comentários online, reviews de influenciadores e pareceres de amigos e familiares.
É por isso que os reviews dos clientes ajudam as empresas a dar mais credibilidade à sua mensagem de marketing. Quando um possível cliente vê alguém que já comprou um produto, reiterando o que dizem as peças publicitárias, a situação muda e a confiança cresce.
Como os reviews ajudam na prospecção de novos clientes
É fundamental que uma empresa faça o esforço constante da prospecção de novos clientes para o seu crescimento. Nesse empenho, os reviews desempenham um papel fundamental, ajudando a estabelecer uma ponte de contato no momento da escolha e contribuem sobremaneira para mais conversões.
As opiniões de consumidores fazem com que a mensagem concebida pela equipe de marketing deixe de ser percebida apenas como discurso de marca e passe a ser o retorno de pessoas que não estão ali para vender.
Ou seja, os reviews e depoimentos reforçam aquilo que precisa ser conhecido a respeito do produto ou serviço de uma marca, como os diferenciais, funcionalidades e vantagens, sempre de forma espontânea, e ajudam a conquistar a confiança de clientes potenciais.
Reviews negativos não são problemas, mas oportunidades
A disponibilização de um espaço para avaliações de clientes pode ser um assunto delicado, porque sempre abre espaço para depoimentos negativos e reviews falsos. Mas, mesmo que isso aconteça, não significa que será impossível atrair novos clientes.
É importante encarar reviews negativos como oportunidades de crescimento e aprendizado principalmente na hora de corrigir os problemas. Também a forma como uma empresa responde publicamente a esses comentários pode ajudar, e muito, na percepção dos clientes e no seu sentimento quanto à marca.
Além disso, reviews trazem a oportunidade de estudar o trabalho dos concorrentes. Estudar as avaliações de outras marcas é útil para compreender o que os clientes procuram e qual o seu sentiment em relação às marcas já disponíveis no mercado.
Por esses motivos, é indispensável que uma empresa incentive seus clientes a deixarem seus depoimentos sobre sua experiência de compra, afinal a credibilidade é um dos aspectos mais importantes para o crescimento de uma empresa.
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