SEO, links patrocinados e conteúdo: melhores amigos!
Então o segundo semestre está voando, e durante o ano, muitas estratégias e tendências pegaram carona nessa viagem. O marketing de conteúdo ganhou cada vez mais espaço para provar que ele vale a pena, o SEO começa a dar os primeiros resultados positivos para quem começou a apostar nessa prática há alguns meses, e os links patrocinados ganharam atualizações em suas ferramentas, que melhoraram a interface e as possibilidades que oferecem.
Mais do que isso, cresce a união entre técnicas, estratégias e ferramentas que antes eram segmentadas e ofereciam resultados próprios, independentes. Os profissionais se reinventaram e descobrimos que o melhor marketing digital é aquele que consegue integrar de verdade atividades em diferentes frentes, mas que se encontram um só resultado: aumentar as vendas com conversões cada vez mais qualificadas.
Foco no cliente, de verdade
Ao invés de empurrar milhares de anúncios, promoções e cupons para todos os seus clientes, ou uma quantidade imensa de alterações e aplicações de SEO, estes dois, links patrocinados e marketing de conteúdo se unem para oferecer a cada cliente materiais mais direcionados, e sempre em etapas: reconhecimento, intenção e conversão, por exemplo. Cada uma dessas etapas exige um tipo de abordagem diferente, mas não necessariamente de uma estratégia ou ferramenta diferente.
O conteúdo é um exemplo que cabe perfeitamente para diferentes etapas da jornada de compras de um cliente. Mas essa estratégia pode e deve ser combinada com outras estratégias bem alinhadas de links patrocinados e também de SEO, na criação de landing pages e o que mais for pertinente a cada ação pensada para cada etapa.
Equipe unida
Já que essas estratégias e técnicas de marketing digital precisam estar tão alinhadas e integradas, a consequência é: os times de design e de desenvolvimento também estão falando a mesma língua. Aí, se faz ainda mais necessária a comunicação entre os colaboradores de cada projeto, para que a intenção e os objetivos estejam claros para todos.
Isso evita retrabalho e colabora para que as metas sejam estabelecidas e alcançadas em equipe, com o entendimento de cada um sobre sua responsabilidade nesse processo. Por mais que o diretor de arte não seja especialista na criação de conteúdo de uma página, por exemplo, é indispensável que o responsável pelo SEO deixe claro o objetivo daquela página, o motivo pelo qual determinados textos e conteúdos deverão ser posicionados das maneiras que foram propostas, e assim por diante.
Isso tudo também vale para o profissional que não está diretamente ligado à programação e ao funcionamento de uma página, por exemplo. Quanto mais o profissional de SEO pensar em viabilizar o conteúdo de maneira que seja simples e fácil para o designer entender o layout proposto, e o desenvolvedor programar tudo de maneira mais ágil, melhor as equipes irão se comunicar em termos de resultados buscados. O objetivo é comum, as práticas são alinhadas, os resultados são positivos!
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